24/03/09 |

Encontro aborda recursos hídricos em Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Temas como gestão de recursos hídricos e impactos ambientais serão discutidos nos dias 25 e 26 de março durante o II Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, que será realizado no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju. Nos dois dias serão apresentados 47 trabalhos nas áreas de gestão de recursos hídricos, águas urbanas, impactos ambientais, qualidade da água, educação ambiental, hidrologia e controle da erosão. O evento faz parte das comemorações da Semana da Água, que acontece até 27 de março em todo o estado.

O número de participantes, cerca de 150, e de trabalhos inscritos superou a expectativa dos organizadores. "Vale ressaltar que são trabalhos com abordagens teórica e prática. Acreditamos que haverá uma troca significativa de experiências envolvendo a proteção dos recursos hídricos no Estado de Sergipe", afirma o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros e um dos coordenadores do evento, Marcus Aurélio Soares Cruz.

O Encontro tem início às 8h30 com palestra de abertura do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Roberio Anastácio Ferreira. Ele é coordenador do projeto "Adote um manancial: recuperação e preservação de nascentes e pequenos cursos d'água na sub-bacia hidrográfica do Rio Piauitinga". Também participam da abertura o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, e o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ailton Francisco da Rocha.

Em seguida, a programação continua com a apresentação dos trabalhos. Os pesquisadores da Embrapa Marcus Aurélio Soares Cruz, Ronaldo Souza Resende e Julio Roberto Araújo de Amorim apresentam os trabalhos "Águas subterrâneas em Sergipe: organização da informação como contribuição para a gestão dos recursos hídricos"; e "Análise espacial da salinidade no Perímetro Irrigado Califórnia: resultados preliminares". Ainda no primeiro dia serão apresentados os trabalhos "Avaliação do uso da água em ambiente doméstico por estudantes do ensino fundamental, em Aracaju, Sergipe" e "Avaliação da qualidade microbiológica da água do rio Vaza Barris no período chuvoso e seco do ano" realizados por Edson Diogo Tavares e pelo pesquisador Luis Carlos Nogueira em parceria com outras instituições.

No último dia do evento, o pesquisador Marcus Aurélio Soares Cruz também apresenta os trabalhos "Distribuição espacial das áreas de captação para cisternas no semi-árido e agreste do Estado de Sergipe" e "Análise da distribuição espacial de precipitações com probabilidade de ocorrência no Estado de Sergipe". O evento é uma realização da Semarh e Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Embrapa Tabuleiros Costeiros fica na avenida Beira Mar, 3.250, Jardins, Aracaju.

Gislene Alencar –  MTb/MG 05653 JP gislenealencar@cpatc.embrapa.br Embrapa Tabuleiros CosteirosContatos:(079) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/