25/03/09 |

Embrapa recebe Selo de Pró-equidade de Gênero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa será reconhecida como instituição comprometida com o combate à discriminação e a promoção da igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho. É que na quarta-feira( 25),  a Empresa vai receber troféu e certificado de concessão do Selo Pró-Equidade de Gênero durante a cerimônia de encerramento da 2ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, biênio 2007/08.

O evento será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, DF, e contará com a presença da Diretoria Executiva.

O Selo, outorgado pelo período de um ano, é um atributo que distingue a Empresa e agrega valor à sua imagem. Pode, inclusive, ser usado em documentos e expedientes internos e externos e em campanhas e peças de promoção institucional.

As empresas ou instituições podem participar regularmente das diferentes edições, renovando a sua adesão a cada nova edição do Programa. "Para garantir esse reconhecimento e superar nossas ações a cada ano, nossa atuação dever ser permanente. E esse engajamento não deve ser restrito à equipe envolvida diretamente nos trabalhos, mas de todos os empregados, participando das ações e praticando a igualdade no seu dia a dia", explica Marcia Gusmão, Analista do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

A Embrapa é uma das 23 das 50 empresas inscritas que conseguiram chegar à etapa final, cumprindo, no mínimo, 70% da execução das ações pactuadas. Também irão receber o selo instituições como Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal, Centro de Pesquisa de Energia Elétrica, Centrais Elétricas Brasileiras S/A, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, Petrobras, Serviço Federal de Processamento de Dados, entre outras.

O Pró-equidade na Embrapa

Entre as ações desenvolvidas, coordenadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), ligadas diretamente à questão de gênero em toda a Empresa durante a segunda edição do Programa, estão ações de caráter educativo e de sensibilização em relação ao tema, como mesas redondas, palestras, peças teatrais transmitidas por videoconferência para todas as Unidades, apresentações musicais, desfile de modas, exposição fotográfica, participação em seminário internacional, oficinas, publicação de matérias nos veículos internos, confecção e distribuição de folder, criação na intranet de espaço para o Programa, e-mail para comunicação dos empregados com a Coordenação do Programa (proequidade@embrapa.br), produção do programa em áudio denominado "Nossas Vozes", veiculado na intranet e divulgado para outras empresas que aderiram ao Programa Pró-Equidade, entre outras.

Estão em andamento a oficialização da Comissão de Gênero e Diversidade e a inclusão, nos cursos gerenciais e treinamentos, de um módulo sobre Gestão de Gênero e Poder.

 "Reforçamos a importância  e a continuidade das ações para o sucesso do Programa. A experiência tem demonstrado que a adoção de práticas de equidade de gênero, de forma sistemática, contribui para o alcance de bons resultados em termos de qualidade do ambiente de trabalho e de produtividade, além de gerar efetiva agregação de valor ao Balanço Social da Empresa. Confiantes nisso, e também no valor da igualdade na diversidade, investimos nesse trabalho, em conjunto com as unidades da Embrapa", Márcia.

Nossas Vozes

"O programa onde mulheres e homens falam a mesma língua". Este é o slogan do Nossas Vozes, um programa em áudio (podcast) disponibilizado no portal da Embrapa e na intranet como uma das ações do dentro Plano apresentado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), e das demais empresas que aderiram ao Programa. O objetivo é a partir da informação, ajudar a criar nas empresas uma cultura de respeito à diversidade, em especial às diferenças de gênero.  Além de entrevistas, em que especialistas ajudam o ouvinte a compreender melhor o tema, há espaço para divulgar as iniciativas das empresas que receberam o selo do  Pró-Equidade de Gênero para reduzir desigualdades no ambiente corporativo.

Detalhamentos

O Programa Pró-Equidade de Gênero, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a mulher (Unifem), reflete um novo olhar sobre a temática de gênero e tem tido como foco a correção, o combate e a redução das desigualdades de gênero no âmbito do trabalho.

Coordenado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero, integrado por representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), além de duas especialistas convidadas. Na Embrapa, está sob coordenação da Coordenadoria de Gestão do Desenvolvimento Social (CDS), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

Flávia Bessa -  MTb 4469/DF Contato:61 34484568

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/