31/03/09 |

Renda e sustentabilidade na produção leiteira em foco no Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV traz o tema: "Produção de leite em propriedades familiares: renda e sustentabilidade". É o projeto "Balde Cheio", desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste. O programa será exibido dia 3 de abril pelo Canal Rural (NET / SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo (5) às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica). Esta é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O "Balde Cheio", presente em quase 400 municípios de 12 Estados do Brasil, com mais de 2.200 propriedades diretamente assistidas, é um projeto de pesquisa e de transferência de tecnologia, cujos resultados demonstram a viabilidade - técnica e econômica - da pequena propriedade, ou propriedade familiar, para a produção de leite.

Alguns dos resultados são a obtenção de lucro nessas propriedades antes deficitárias, o aumento da renda do pequeno produtor, a redução do êxodo rural e o aumento da produção de leite, por hectare / ano, de 12 a 15 vezes (ou seja, de 1.100% a 1.400%). Tudo isso com metodologia inovadora, que supera muitos dos problemas normalmente enfrentados pelos processos tradicionais de transferência de tecnologia da pesquisa para o produtor.

Atuando em propriedades de meio hectare a 20 hectares, a tecnificação e o bom gerenciamento permitem que produtores familiares multipliquem sua renda, que, em alguns casos, era inferior a um salário mínimo.

Cerca de 90% dos produtores assistidos pela Embrapa Pecuária Sudeste conseguiam produção diária de até 80 litros no início dos trabalhos. Após o processo de tecnificação, passaram a obter de 300 litros a mais de mil litros / dia. Mas o indicador mais importante na atividade, que é a produção de leite por hectare / ano, foi elevada de 12 a 15 vezes.

O projeto apresenta várias inovações, com destaque para duas delas. Os trabalhos são dirigidos não somente aos produtores, mas principalmente aos técnicos da extensão rural, de algum órgão parceiro da Embrapa Pecuária Sudeste. Todos os passos são dados em conjunto com o parceiro. Outra novidade é a transformação das propriedades em "salas de aula", onde são realizados encontros, palestras e dias-de-campo.

Ao invés de dias de campo esporádicos, os eventos nessas "salas de aula" são permanentes e a propriedade é assistida e visitada por outros produtores durante quatro anos.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia. 

Como sintonizar o programa:

    * Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica)    * Pela NBR - TV do Governo Federal - Saiba como acessar

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa – www.sct.embrapa.br/liv/

A matéria principal do programa pode ser assistida também pelo site (www.sct.embrapa.br/diacampo). Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:

Embrapa Pecuária Sudestewww.cppse.embrapa.brJornalista: Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJTelefone: (16) 3411-5600E-mail: jreti@cppse.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/