01/04/09 |

Mofo branco é tema de palestra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Se o manejo da ferrugem da soja é conhecido pelos produtores e técnicos, o mofo branco, doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, ganha relevância nas regiões altas dos cerrados (GO, BA, MS) e também no sul do País, principalmente com a ocorrência de chuvas acima da média. Para abordar o assunto, o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja, ministra palestra sobre o manejo do mofo branco na quarta-feira (1) às 16h, no Auditório da Casa da Embrapa, durante a feira TecnoShow Comigo, em Rio Verde, GO.

O fungo causador da doença infecta qualquer parte da planta e promove manchas aquosas e castanho-clara. "Em poucos dias, o mofo branco desenvolve uma massa negra e rígida, chamada de esclerócio. Estas estruturas variam em tamanho, e podem ser formadas tanto na superfície como no interior da haste e das vagens infectadas", explica o pesquisador Ademir Henning, da Embrapa Soja.

Os esclerócios caídos ao solo, sob alta umidade e temperaturas (10ºC e 21ºC) germinam e desenvolvem estruturas na superfície do solo, que posteriormente liberam esporos no ar e são responsáveis pela infecção das plantas. A doença é de difícil erradicação devido à sua ampla gama de hospedeiros e a longa sobrevivência do fungo no solo. "Por isso, é importante utilizar somente semente certificada livre do patógeno", recomenda o pesquisador.

Segundo ele, é recomendável fazer a rotação/sucessão de soja com espécies não hospedeiras como milho, aveia branca ou trigo; como forma de manejo da doença.  "O controle químico é oneroso, porque exige várias aplicações de fungicidas e ainda é pouco eficiente", explica Hennig.

O gerente de pesquisa e produção do Centro Tecnológico de Pesquisa Agropecuária (CTPA), José Nunes Júnior, lembra que, na safra passada, o mofo branco foi até mais prejudicial que a ferrugem no sudoeste goiano e no entorno do Distrito Federal. "Algumas áreas tiveram perdas de 70%", revela.

Confira a relação de palestras que serão realizadas durante o TecnoShow, no Auditório CASA da EMBRAPA. Veja aqui 
Entrevistas com o pesquisador Mauricio Meyer podem ser feitas pelo telefone da Casa da Embrapa (64) 3611-8310

Lebna Landgraf (MTb 2903)Embrapa SojaContatos: (43) 3371-6061 lebna@cnpso.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/