01/04/09 |

Mucajaí terá miniagroindústria de beneficiamento de frutas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Roraima e a Associação de Preservação Ambiental do Apiaú  (APAA) lançam, no sábado( 4), em Mucajaí/RR uma miniagroindústria de beneficiamento de frutas. O empreedimento inclui máquina de lavagem de frutas, mesa seletora, despolpadeira, dosador, seladora manual e três freezers.

A iniciativa faz parte do Projeto Agroflorestar da APAA, com apoio técnico da Embrapa e vai produzir polpas a  partir de frutas como açaí, cupuaçu, graviola, goiaba e maracujá. A fábrica vai agregar valor aos produtos e aproveitar a mão de obra da região. As polpas produzidas serão vendidas para algumas prefeituras do Estado e para Manaus. Alguns acordos já foram fechados para garantir isso.

Silvio Levy, analista da Embrapa Roraima, que faz parte da equipe do projeto, explica a importância desse trabalho para os produtores da região. "O processo modifica a realidade deles em dois sentidos. Primeiro, evita a  derruba e a queima. Depois, gera renda para famílias da região. É um modelo autossustentável, os produtores que utilizam o sistema agroflorestal  mantêm as árvores frutíferas mesmo  plantando milho e feijão-caupi", comenta Silvio.

O presidente da APAA, Carlos Augusto Gomes, está bastante satisfeito com essa implantação. "Ela vai estimular os produtores a utilizarem o sistema agroflorestal e preservar o meio ambiente. Afinal,  antes eles não sabiam o que fazer com a frutas geradas dentro do modelo.Quando tentavam vender, chegavam a perder 50% delas no transporte. Agora eles podem tranformar em polpa e vender. A capacidade da mini-agroindústria é de até 100 kg/dia".

A equipe da Embrapa Roraima que acompanha esse projeto é liderada pela pesquisadora Liane Ferreira e conta ainda com os analistas Admar Bezerra, Paulo Tremacoldi e Alcides Galvão.Eles esperam que, além dos benefícios já citados, a fábrica incentive os produtores a usar o sistema agroflorestal e, assim, tirar Mucajaí da lista das cidades que mais desmatam a Amazônia.

 

Liliane Cronemberger(MTb 1157/PI)Embrapa RoraimaContatos:(95) 4009-7107

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/