02/04/09 |

Ações de governo para o multiuso do dendê

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A proposta de um programa estratégico para implementação da dendeicultura no Brasil, não só para produção de óleo, mas, com visão multiuso, foi o motivo do encontro entre representantes de Ministérios, da Embrapa e Ceplac. O evento denominado "Reunião Técnica de Planejamento da Programação de Dendê na Embrapa – Óleos e Produtos da Bioenergia para o País", foi realizado na terça-feira( 31) na sede da Embrapa em Brasília..

Estavam presentes representes da Casa Civil, dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, a Diretoria-Executiva da Embrapa, chefes de unidades centrais e os chefes das Unidades Descentralizadas da Embrapa Amazônia Ocidental e da Amazônia Oriental, onde são desenvolvidas pesquisas com esta cultura.

Pela manhã, Frederico Durães, Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, abriu a reunião falando dos trabalhos que a empresa desenvolve nesta área. Durante o evento, os representantes puderam expor a visão do Governo Federal sobre as demandas e expectativas do setor produtivo em relação aos diversos usos da cultura do dendê.

Sandra Brandão, da Casa Civil, destacou a importância de um trabalho conjunto entre os ministérios para que um possível programa governamental de dendê ocorra com êxito. Na visão desses interlocutores a Embrapa tem um papel fundamental no planejamento e na execução de pesquisas para suporte ao programa.

Visão multiuso

A Diretora-Executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, ressaltou a complexidade de se trabalhar com a cultura com visão multiuso, pois são várias questões tanto agronômicas quanto sociais e ambientais que devem ser consideradas.

As discussões técnicas foram realizadas no período da tarde, quando foram discutidos o estoque de conhecimento já existente, as pesquisas em andamento e as demandas futuras. Durães destacou a importância da parceria entre a Embrapa e a Ceplac para que não ocorram ações de pesquisa paralelas, mas sim, sincronia de esforços em prol do desenvolvimento da cultura do dendê. Na reunião, Frederico durães anunciou o lançamento do projeto "Dinamização do banco ativo de germoplasma de dendê (Elaeis guieneensis) da Embrapa e apoio ao melhoramento genético - Prodendê", financiado pela Finep.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Carlos Eduardo Lazzarini, falou, na parte da tarde, do desafio nacional para um programa de pesquisa com a cultura do dendê. Ressaltou que, para isso, é necessário ampliar o quadro de colaboradores internos. Ele enfatiza que, a elaboração de projetos com liberação de recursos no período adequado é essencial para a sustentabilidade de resposta ao programa a ser proposto.

Simpósio

Além desta reunião, o dendê também é uma das culturas que está sendo palco de debates doII Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas que acontece esta semana, de 31 de março a 03 de abril de 2009, no Centro de Convenções do Hotel Atlântico Búzios, em Búzios, Rio de Janeiro. "Estratégias moleculares aplicadas em programas de melhoramento genético de pinhão manso e dendê" é a palestra que será apresentada, na quinta-feira, 02, pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Mollinari.

Em sua palestra, Molinari descreverá sobre o ‘Prodende'. O projeto, que tem a duração de três anos, visa entre outros sete objetivos, obter cultivares de dendezeiro com alta produtividade, resistentes ao amarelecimento fatal (AF) e com porte reduzido pelo emprego de métodos convencionais e biotecnológicos. O AF,, salienta Molinari, é ainda um dos gargalos na produção do dendê, pois a etiologia ainda é desconhecida.

O Simpósio, realizado pela Sociedade Brasileira de Genética, visa estimular interações entre cientistas de diferentes campos de pesquisa, como também promover a troca de experiências, a discussão científica e o estabelecimento de colaboração técnica por meio de parcerias.

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)Embrapa AgroenergiaEstagiário: Leonardo FerreiraContatos:(61) 3448-4845daniela.collares@embrapa.br    

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/