07/04/09 |

Sustentabilidade da Lagoa Mirim é tema de evento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 20 a 22 de maio, acontecerá na Embrapa Clima Temperado, o I Workshop Internacional Sustentabilidade Sócio-ambiental da Bacia da Lagoa Mirim. O objetivo do evento é reunir as informações técnico-científicas obtidas por três projetos no contexto da bacia. Dois coordenados pela Universidade de Brasília, junto ao Programa de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável dos Banhados do Leste (PROBIDES/Uruguai) e um coordenado pela Embrapa Clima Temperado, junto ao INIA Treinta y Tres (Uruguai), com suporte da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os dois primeiros projetos se referem ao Ordenamento Territorial e Sistemas de Informação Geográfica e a Educação Ambiental. O terceiro projeto procurou avaliar os impactos ambientais por sistemas produtivos de terras baixas, no entanto, se voltou para a apresentação de tecnologias agrícolas de baixo impacto, tais como: integração lavoura pecuária, preparo do solo, racionalização do uso da água, agricultura de precisão, monitoramento de pragas e sistemas de rotação, envolvendo principalmente os programas regionais de produção de arroz em ambos países.

As inscrições para o I Workshop Internacional Sumirim são gratuitas e limitadas. Elas podem ser feitas através da página da Embrapa Clima Temperado, no endereço eletrônico www.cpact.embrapa.br. Além disso, até o dia 15 de abril podem ser submetidos trabalhos em espanhol, português ou inglês com conteúdo técnico-científico relacionado aos assuntos tratados no evento e sobre a Lagoa Mirim, na forma de resumos expandidos (máximo 5 páginas), conforme as especificações encontradas nas normas disponíveis na página eletrônica.

Lagoa Mirim

A Lagoa Mirim é um corpo de água doce binacional com espelho d'água de aproximadamente 3.850 km2, cuja bacia abrange 55.271 km2 (45% no Brasil), envolvendo quatro departamentos (Uruguai) e 21 municípios (Brasil). As atividades agropecuárias principais baseiam-se no cultivo de arroz irrigado e na pecuária, que compartilham o espaço físico com ecossistemas frágeis como: banhados, pradarias, palmares, praias e restinga. Sivicultura e turismo também são atividades em desenvolvimento na região.

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Colaboração: Manoela Soares (estagiária)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/