07/04/09 |

Seminário aborda a cultura do maracujá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece na quarta-feira (8), em Araquari (SC), o Seminário Regional do Maracujá promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, em parceria com a Embrapa Cerrados (Brasília, DF) e Embrapa Transferência de Tecnologia por meio do Escritório de Negócios de Canoinhas (SC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Este seminário é uma forma de repassar aos agricultores, novas tecnologias que permitam melhorias no sistema de produção desta cultura, visando: melhor produtividade, redução de custos e menor impacto ambiental.

Em Araquari, o maracujá é uma das principais atividades agrícolas envolvendo aproximadamente 50 famílias de agricultores na produção, quase em sua totalidade no regime de agricultura familiar. Para a sustentabilidade da cultura é primordial o desenvolvimento de novos materiais genéticos, mais produtivos e tolerantes a pragas e doenças. A programação deste Seminário foi construída considerando os problemas ocorridos nas últimas safras e nas tecnologias geradas.

Durante o evento, o pesquisador Nilton Junqueira da Embrapa Cerrados vai falar sobre a condução da lavoura de maracujá e as novas cultivares de maracujá azedo da Embrapa, a BRS Gigante Amarelo, BRS Ouro Vermelho e BRS Sol do Cerrado.

Na seqüência da programação, a pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo, Addolorata Colariccio dará palestra sobre doenças do maracujá e controle das produções e Rodrigo Simões do Espírito Santo engenheiro agrônomo da Epagri, falará sobre produtos alternativos na lavoura de maracujá. No período da tarde serão feitas visitas às Unidades de Produção da Fazenda Sinuelo, com as variedades da Embrapa e na fazenda de propriedade do Sr. Eracildes Manoel Espíndola.

Características das cultivares da Embrapa As cultivares desenvolvidas pela Embrapa Cerrados têm algumas características comuns, tais como: maior quantidade de vitamina C, bom rendimento de polpa e frutos apropriados para indústria e mesa, além de maior "durabilidade de prateleira".

A BRS Gigante Amarelo produz frutos homogêneos, resistentes ao transporte e possui tolerância à antracnose e bacteriose. A BRS Ouro Vermelho produz frutos de formato oblongo e casca avermelhada e é tolerante as principais doenças foliares. A BRS Sol do Cerrado produz frutos grandes com formato oblongo e também possui tolerância às principais doenças foliares do maracujazeiro. Para reservas de sementes destas variedades de maracujá acesse o site www.campinas.snt.embrapa.br .

Vera Scholze Borges  MTb 72462 Serviço: Data: 08 de abril de 2009. Horário: 8:15 horas. Local: Auditório Sinuelo. End.: Rodovia BR101, Km 71, Araquari, SC.  Informações: (47) 3624-0127.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/