09/04/09 |

Embrapa e UniCeub lançam edital conjunto para incubação de empresas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) lançaram na  sexta-feira( 3 ), mais um edital em conjunto para a incubação de empresas. O documento prevê a seleção de até seis empresas de base tecnológica ou de setores tradicionais e de empresas que sejam inovadoras nas áreas de agronegócio, tecnologia da informação, saúde, educação, administração e comunicação, entre outras.

Os principais critérios para seleção dos empreendimentos são: grau de inovação dos produtos ou serviços a ser desenvolvidos; viabilidade técnica e mercadológica; consistência das informações descritas no Plano de Negócios; qualidade e capacitação da equipe que irá compor o empreendimento; grau de motivação e comprometimento dos empresários com o empreendimento; interação com a Incubadora; capacidade de investimento financeiro próprio ou de terceiros.

A incubadora Casulo, do UniCeub, oferece às empresas selecionadas espaço físico individualizado para a instalação do empreendimento, computador com acesso à internet e impressora, espaço físico para uso compartilhado, sala de reuniões e sala de capacitação, serviço de orientação às empresas nas áreas jurídica, financeira e de gestão, cursos e treinamentos oferecidos pelo Programa de Capacitação Empresarial da Incubadora e palestras de orientação empresarial, ministradas por profissionais convidados.

A seleção das empresas a serem incubadas na Casulo é composta por várias etapas. Os candidatos devem fazer sua inscrição até 3 de julho e posteriormente participar de capacitação obrigatória. Até 30 de julho os candidatos deverão entregar o Plano de Negócios do seu empreendimento e após avaliação preliminar e exame por  banca de seleção o resultado final será divulgado em 04 de setembro de 2009.

O prazo para incubação da empresa (permanência nas instalações da incubadora) é de dois anos, com possibilidade de prorrogação, principalmente no caso de a empresa incubada utilizar tecnologia da Embrapa. Atualmente duas empresas estão incubadas na Casulo e sete empresas já foram graduadas (saíram da incubadora)

A parceria com a Embrapa existe desde 2005 e já permitiu a incubação de duas empresas: a Cultivis, produtora de cogumelos comestíveis, que já está em fase de graduação e a Blazei Brazil, que produz farinhas enriquecidas com cogumelos e está incubada desde 2008. Duas outras empresas estão em fase de pré-incubação, dependendo de assinatura de contratos.

As empresas de agronegócio poderão utilizar tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, referentes ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia – PROETA. As tecnologias da Embrapa disponíveis para utilização por empresas incubadas são:

 

1) Aproveitamento agroindustrial de espécies nativas do Cerrado;

2) Automação e controle de sistemas de tratamento de resíduos animais;

3) Barra de cereais enriquecida com gergelim;

4) Cultivar de Amaranto;

5) Cultivar de Quinoa;

6) Elaboração de suco de uva natural e integral;

7) Obtenção de um cereal matinal à base de algaroba e milho;

8) Pasta de amendoim e outras formulações;

9) Processo eficiente para obtenção de farinha de berinjela sem glúten;

10) produtos panificáveis enriquecidos com gergelim;

11) Produção de mudas de espécies vegetais por micropropagação;

12) produçãod e cogumelos por tecnologia chinesa adaptada;

13) Unidade de compostagem de resíduos;

14) Consultoria para sistema Balde Cheio;

15) Gestor de Conteúdo da Agência de Informação Embrapa.

 

Todas essas tecnologias estão descritas no portal http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta. Para obter o edital completo do processo seletivo, os interessados deverão encaminhar e-mail para incubadora@uniceub.br e solicitar o envio do edital e o formulário de inscrição. Informações sobre o PROETA  poderão ser obtidas na Embrapa Recurso Genéticos e Biotecnologia, pelo e-mail: proeta@cenargen.embrapa.br e pelo telefone (61) 3448-4662.

 

 

Irene Lôbo (MTb 4946/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4768 e 3340-3672irenelobo@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/