13/04/09 |

Experiência da Embrapa é uma das premiadas em concurso de inovação da ENAP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A experiência "Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia (Proeta)", da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está entre as 10 premiadas no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na próxima quinta-feira (16), às 14h, no auditório do MP, será anunciada a classificação das ações premiadas (ver programação anexa). A solenidade também marcará o lançamento do livro que reúne os relatos dessas experiências e a abertura do 14º Concurso Inovação. Além de valorizar os servidores que atuam de forma criativa, a premiação concedida anualmente pela ENAP estimula a adoção de iniciativas para a melhoria dos serviços públicos.

Em 2008, o Concurso recebeu 161 inscrições válidas, a participação mais expressiva de sua história. A análise das experiências inovadoras ficou a cargo do Comitê Julgador, composto por especialistas em gestão e políticas públicas. Antes da seleção final, o Comitê Técnico havia avaliado in loco 20 iniciativas.

O Concurso Inovação conta com a parceria da Embaixada da França, da Cooperação Espanhola, da Escola Canadense do Serviço Público (CSPS) e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida). Os primeiros colocados são premiados com visitas técnicas a esses países, enquanto os demais ganham vagas em curso da ENAP. Todos recebem o Selo Inovação, publicações, um livro com as experiências do 13º Concurso e têm suas iniciativas divulgadas no Banco de Soluções, no endereço http://inovacao.enap.gov.br

O que é o Proeta

Em 2001, o Proeta foi criado com o objetivo de contribuir para a transferência de tecnologias e conhecimentos gerados pela Embrapa mediante a utilização do processo de incubação de empresas. Com apoio financeiro do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), foram estabelecidas experiências-piloto em cinco unidades de pesquisa da Embrapa, situadas nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Entre os resultados alcançados merecem destaque: 21 tecnologias disponibilizadas, 14 convênios firmados com incubadoras, 16 propostas de negócios apresentadas, 14 empresas pré-selecionadas e incubadas, e uma empresa graduada. A concretização das parcerias resultou em um sistema de inovação que auxilia o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do agronegócio, gerando benefícios para a sociedade.

 

Mais informações:Coordenação-geral de Comunicação da ENAPTel: (61) 3445-7438/7439e-mail: imprensa@enap.gov.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/