17/04/09 |

Embrapa Instrumentação lança pacote de softwares livres na Agrishow 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ferramentas imprescindíveis à tomada de decisão, rápidas e precisas são as novidades da Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação –Agrishow, a ser realizada no período de 27 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Desenvolvidos pelo pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, o pacote de 14 softwares, dos quais três serão lançados na feira, faz parte de uma série de ações programadas para marcar o aniversário de 25 anos que a Embrapa Instrumentação Agropecuária completa em 18 de dezembro de 2009. Ao longo do ano, os demais softwares serão lançados em eventos específicos, de acordo com a finalidade de cada um.

Na Agrishow, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os sistemas para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo, e de folhas.

O Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no troco.

O pesquisador explica que a análise de inventário qualitativo (DendroCronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.

O SisCob foi desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes, para se obter avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classificando as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas. Com isso, produtores e consultores tem informações para realizar o diagnóstico e prognóstico e, assim, fazer o acompanhamento do desenvolvimento da lavoura.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital será apresentado o AFSoft. De acordo com Castro Jorge, esta análise auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas. O sistema ainda tem a vantagem de analisar as imagens coletadas de forma individual ou em lotes. O pesquisador lembra que a interface amigável faz do AFSoft uma ferramenta fácil de ser usada até por principiantes e especialistas em plantas.

Os sistemas serão lançados no estande da Embrapa, que este ano está sendo montado na mesma área da Vitrine de Tecnologias.

Outra novidade na Agrishow é o Wiltmeter, para medição da turgescência de folhosas, ou seja, para medir a firmeza, a murcha das folhas. O equipamento faz medidas objetivas após a colheita no campo e durante o armazenamento, é simples, portátil e de fácil uso.

Estudos indicaram que o instrumento é adequado para avaliação objetiva e rápida da qualidade de folhosas, o que é um progresso em relação aos métodos táteis subjetivos atualmente utilizados em todo o mundo. De acordo com o pesquisador Adonai Gimenes Calbo o equipamento gera resultados tão próximos aos obtidos com a sonda de pressão que o qualifica como um instrumento sucedâneo e mais prático que pode ser utilizado em estudos de pós-colheita e de ecofisiologia vegetal nos quais a aplicação direta da sonda de pressão seria impossível ou ao menos demasiadamente trabalhosa.

A tecnologia está pronta para transferência. Neste momento, a Embrapa Instrumentação Agropecuária procura parceiros interessados no licenciamento do equipamento.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária ainda vai participar da feira com tecnologias já consolidadas como a Fossa Séptica Biodigestora e o Clorador Embrapa, voltadas ao meio ambiente.

Joana Silva  Mtb 19554Embrapa Instrumentação AgropecuáriaContatos: (16) 2107 2901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/