27/04/09 |

Evento internacional aborda segurança alimentar e mudanças climáticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, vai representar o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, no Presentation Day 2009 do Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Zonas Secas (ICARDA), que acontece no sábado ( 2) sob o tema "Tecnologias agrícolas para aumentar a segurança alimentar nas áreas secas no contexto das mudanças climáticas".

O evento é bianual e envolve os mais importantes representantes governamentais e de sistemas nacionais de pesquisa de países colaboradores, representantes de organizações doadoras e organizações regionais e internacionais.

É uma oportunidade para parceiros e investidores visitarem as instalações de laboratórios e instalações de campo, bem como ficarem informados sobre os resultados do programa de pesquisa do ICARDA em melhoramento genético vegetal, manejo integrado de solo e água, diversificação e intensificação sustentável dos sistemas de produção e sócio-economia e políticas. Estes resultados têm um impacto direto em termos de segurança alimentar, melhoria de qualidade de vida e redução da pobreza em áreas secas.

Nos últimos 30 anos o ICARDA tem trabalhado com sistemas de pesquisa nacionais, instituições de pesquisa avançada e outros parceiros focando os desafios de desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Estas parcerias estão contribuindo para aumentar a segurança alimentar e cobrir o aumento da escassez de água e alterações e variabilidade climática em regiões secas. O Presentation Day é uma oportunidade para demonstrar os impactos dos investimentos na pesquisa agropecuária para o desenvolvimento direcionando para estes desafios, aumentando a segurança dos alimentos e a qualidade de vida nas áreas secas.

Além da apresentação sobre os resultados em colaboração nos últimos dois anos, especialistas vão apresentar notas importantes sobre "As alterações climáticas e sua implicação para a agricultura, especialmente em áreas secas" e "A economia mundial e a crise alimentar e suas implicações no desenvolvimento da agricultura".

Melhoramento genético de ovinos na Etiópia

No período de 25 a 30 de abril, o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Olivardo Facó estará em Viena, Áustria, a convite da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas, onde vai ministrar palestra sobre as atividades desenvolvidas pela Embrapa.

A Universidade está atualmente executando um projeto em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), Adis Abeba (Etiópia) e o Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Zonas Secas (ICARDA), Allepo (Síria), com o objetivo de estabelecer programas de melhoramento genético de ovinos de base comunitária para pequenos agricultores na Etiópia.

O pesquisador fará ainda uma visita à Etiópia, de 1º a 16 de maio, para conhecer melhor as atividades do projeto. Serão visitados quatro locais de pesquisa em diferentes zonas ecológicas nas quais os programas de melhoramento serão implementados.

Adriana BrandãoJornalista - Embrapa Caprinos e OvinosMTb CE01067JP(88)3112.7503Agência de Notícias de Caprinos e Ovinoshttp://anco.cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/