27/04/09 |

Programa avalia transporte de princípios ativos de agrotóxicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) desenvolveram um programa computacional – o Agroscre, para fornecer rapidamente e com maior acuidade as avaliações de análise de tendências de transporte de princípios ativos de agrotóxicos, realizadas pelos três modelos matemáticos screening mais utilizados internacionalmente – o Índice de Gus, o Método de Goss e os critérios de Cohen - e disponibilizar seus resultados de forma simultânea.

De forma geral, os modelos matemáticos são representações do conhecimento sobre determinada situação real, em estudo, por meio de linguagem matemática. A forma como essa representação ocorre depende, portanto, do conhecimento existente sobre o assunto, da disponibilidade de métodos matemáticos para implementá-lo, como também do nível de precisão desejado e da quantidade de recursos financeiros disponíveis para a coleta das informações que serão usadas como dados de entrada dos modelos.

"Quando de tipo screening, também conhecido como 'reducionista', esses modelos utilizam apenas as informações mais relevantes e imprescindíveis à representação do sistema a ser modelado e, portanto, apresentam uma saída limitada ao objetivo principal de seu desenvolvimento e mais controlada. Assim, fornecem uma avaliação preliminar, tipo exploratória, útil enquanto orientadora para a priorização e identificação de comportamentos, que valem a pena ser mais bem estudados pelo uso de recursos mais sofisticados", explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Maria Conceição Young Pessoa, idealizadora do programa.

A pesquisadora esclarece que ele foi desenvolvido inicialmente para uso nas atividades desenvolvidas em sua unidade de pesquisa, porém à medida que tornou-se conhecido por estudantes de pós-graduação e pesquisadores externos, foi cada vez mais demandado, motivo pelo qual foi disponibilizado no site da Embrapa Meio Ambiente.

Essa procura deu-se, principalmente, em função da ferramenta que viabiliza, de forma quase que automática, a obtenção dos resultados, diminuindo o erro de falha humana durante a utilização dos modelos, uma vez que este erro é passível de ocorrência somente na entrada dos dados fornecidos pelo usuário, sendo que o programa realiza os demais procedimentos estabelecidos pelos métodos, em alguns casos trabalhosos.

Conceição também aponta que "além disso, a medida que informações dos parâmetros fisico-químicos dos princípios ativos dos agrotóxicos utilizados são disponibilizadas para  as condições ambientais encontradas nos cultivos onde são aplicados em nosso país, levando em consideração as características dos nossos tipos de solo e fatores climáticos, teremos um aumento na demanda pela utilização desses modelos para  obtenção de resultados cada vez mais próximos à realidade nacional ".

Parâmetros físico-químicos, de uma forma bem simples de explicar, são informações que representam as principais características físicas e químicas dos princípios ativos dos agrotóxicos e que governam seu comportamento. Assim, a partir dessas informações é possível ter uma estimativa do comportamento desses princípios ativos no ambiente. Geralmente, essas informações estão disponíveis na forma de dados médios, em bases de dados internacionais de fácil acesso, ou para o caso do Brasil, em literatura técnica.

Os índices de Gus, Método de Goss e critérios de Cohen, este último utilizado pela Agência de Proteção Ambiental Americana - EPA, são os modelos mais utilizados e citados na literatura internacional para uma avaliação de tendência de transporte de princípios ativos de agrotóxicos e, portanto, úteis para avaliações preliminares exploratórias de tendências de impacto ambiental negativo em solo e água. Alguns deles estão, inclusive, inseridos em simuladores.

Mais informações sobre o programa AGROSCRE podem ser obtidas no site da Embrapa Meio Ambiente.

Cristina Tordin, MTb 28.499Embrapa Meio Ambientecris@cnpma.embrapa.br(19) 3311.2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/