29/04/09 |

Produção de pêssego no Sul do RS em debate

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece na quinta-feira (30), às 19 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, a mesa redonda  "Situação do Pêssego no Sul do Estado". Na ocasião serão enfocados aspectos relacionados a pesquisa, extensão e produção da fruta.

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Bassols Raseira; o pesquisador da Emater/RS-Ascar, Roberto Simch Leãs e o presidente da Associação Gaúcha da Produção de Pêssego, Dari Bosenbecker serão os palestrantes do evento e participarão da mesa redonda.

O evento tem como público-alvo engenheiros agrônomos atuantes na área de fruticultura, além de produtores e estudantes da região. O objetivo é divulgar as atividades relativas ao desenvolvimento desta cultura de destaque na região e atualizar os os participantes no que diz respeito à pesquisa, extensão e produção do pêssego na Região Sul do Estado.

Em termos percentuais, a produção de pêssegos do Rio Grande do Sul representa 53% da produção brasileira. Dados oficiais da safra 2006-2007 revelam que a área destinada no Rio Grande do Sul para a cultura do pêssego é de 18.472 há, representando 67% do que é explorado no Brasil.

Maria do Carmo irá apresentar as pesquisas realizadas pela Embrapa Clima Temperado, abordando o que já foi feito em termos de melhoramento e tendências futuras. "Vamos demonstrar os resultados das pesquisas com esta cultura e que já são realidade na região, tais como: variedades adaptadas, práticas culturais que visem o melhoramento da produção, entre outras, além de apresentarmos um rápido apanhado dos atuais projetos de pesquisa que estamos trabalhando", disse a pesquisadora. Roberto, da Emater, falará sobre a divulgação e a aceitação das novas tecnologias, enquanto Dari Bosembecker enfocará os problemas e as perspectivas da cadeia produtiva do pêssego, sob a ótica do produtor.

As inscrições são gratuitas e a mesa redonda é aberta ao público. Maiores informações podem ser obtidas junto a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, pelo telefone: (53) 3228-4602 ou e-mail: aeapel@ibest.com.br.

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Colaboração: Manoela Soares (estagiária)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/