29/04/09 |

Assinado memorando de entendimento com governo peruano

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Encontro realizado na terça-feira (28) no Palácio do Governo do Acre (Rio Branco), envolvendo os presidentes Luis Inácio Lula da Silva (Brasil) e Alan Garcia (Peru), estabeleceu acordos bilaterais que visam integrar comercialmente os dois países e proporcionar avanços nas áreas social e econômica.

Na ocasião, a diretora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Tatiana Deane de Abreu Sá e o governador do distrito peruano de Madre de Dios, Santos Komoni, assinaram memorando de entendimento para cooperação técnica nas áreas de agricultura, caracterização, gestão e manejo de recursos naturais.

"Essa assinatura demonstra bem o exercício que a Embrapa vem fazendo para a realização de uma maior integração com outros países, além de possibilitar a inclusão de outras Unidades em atividades futuras", afirma a diretora da Embrapa.

O processo de cooperação já havia sido iniciado nos dias 16 e 17 de abril, em reunião entre Embrapa Acre e o Proyecto Especial Madre de Dios. Nesta data, o chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Valentim, acompanhado dos chefes-adjuntos e pesquisadores da Unidade, apresentou aos peruanos pesquisas realizadas nas áreas de heveicultura, integração lavoura x pecuária x floresta, boas práticas no manejo da castanha-do-brasil, análises de solo, manejo florestal empresarial e pecuária, assuntos de maior interesse dos visitantes.

O memorando de entendimento estabelece uma visão de desenvolvimento sustentável da região fronteiriça do Estado do Acre (Brasil) e Madre de Dios (Peru), com foco no manejo dos recursos florestais não madeireiros (seringueira e castanha-do-brasil), na recuperação de áreas degradadas com sistemas integrados de produção, com o objetivo de proporcionar maior retorno econômico e social, principalmente aos pequenos agricultores destes países.

Segundo Valentim, o documento assinado  "é uma oportunidade concreta de integração técnico-científica entre Brasil e Peru buscando viabilizar o desenvolvimento econômico, a elevação da renda e melhoria da qualidade de vida da população e assegurar a conservação dos recursos naturais".

Além da parceria com a Embrapa, foram assinados no encontro,  memorandos de entendimento entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas),  Corporation Financeria de Desarollo (Cofide) e Associação de Exportadores do Perú (Adex). Os objetivos dos acordos compreendem avanços no fortalecimento de relações comerciais entre micro e pequenas empresas.  Incentivo a integração e cooperação energética

Outro tema discutido visa principalmente a diminuição da burocracia para que produtos e pessoas possam circular com maior facilidade entre os dois países, sem perder de vista a fiscalização. Um dos entraves, segundo o presidente Garcia, é a demora de até uma hora para inspeção e liberação dos caminhões nas aduanas entre Brasil e Peru.

"Para que esse problema seja solucionado, serão realizadas reuniões, nos próximos sessenta dias, entre chanceleres e técnicos da Receita Federal e Polícia Federal para elaboração de plano de desobstrução da aduana", completou o presidente Lula. A conclusão da Estrada do Pacífico do lado peruano foi outro ponto citado como essencial para sanar as dificuldades da região norte do país e da região de fronteira com o Peru.

O presidente Lula destacou ainda a intenção do Brasil em cooperar com o país vizinho nos estudos de viabilidade para a construção de hidrelétricas. "As novas hidrelétricas abastecerão principalmente as regiões de fronteira no Peru e os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, enquanto que a estrada para o Pacífico aproxima o produto do consumidor acreano", afirmou Lula, ao salientar ainda que serão envolvidos no projeto o Banco Nacional de Desenvolvimento Empresarial (BNDES)  e a utilização da experiência em elaboração de projetos da Eletrobrás.

Mais informações:Hugo KernContato: (68) 3212 3272Embrapa Acre

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/