30/04/09 |

Homenagens e lançamentos marcam comemorações do aniversário da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O destino fez com que eu voltasse depois de 30 anos para a agricultura". Foi o que disse o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao contar sua trajetória de trabalho como gestor público. Stephanes foi um dos homenageados do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2009, na noite dessa quarta-feira (29), em que foi comemorado o aniversário de 36 anos da Embrapa.

O ministro, que participou da comissão de implantação da Empresa, falou do orgulho em ter contribuído e trabalhado para sua criação. "O meu trabalho era de articular e convencer o setor de pesquisa a aceitar as mudanças de um novo arranjo na área, e eu me orgulho muito disso."

Além de Stephanes, o vice-presidente para Agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes, foi outra personalidade que recebeu homenagem especial. Guedes também acompanhou os trabalhos que antecederam à criação da Embrapa. "Naquele momento, foi uma oportunidade rara e um privilégio. Agradeço o reconhecimento e a generosidade", declarou. Ex-ministro da Agricultura, Guedes destacou vários pontos positivos da empresa, como ousadia no arranjo institucional, projeto de formação de recursos humanos, aplicação do planejamento estratégico na definição de objetivos, metas e avaliações, e a preocupação em prestar contas à sociedade. "Com isso, a Embrapa sintetiza essa forma de agir com altíssima qualidade."

Na categoria pesquisa, o Prêmio, que teve como tema "Melhoramento Genético como fator de sucesso do setor agrícola brasileiro" foi entregue ao pesquisador da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI) Francisco Freire,  pelo trabalho com feijão-caupi. "Na Embrapa encontrei um leito para realizar minhas pesquisas, que comecei ainda quando era estudante. Aqui me sinto fortalecido e com ânimo para trabalhar", ressaltou.

O outro vencedor, Antônio Alves Pereira, recebeu o prêmio pelo trabalho de melhoramento do café. "Obrigada à Embrapa pelo reconhecimento e por possibilitar a continuidade do trabalho de pesquisa no Estado de Minas Gerais e no restante do Brasil", afirmou.

Para o diretor-presidente em exercício da Embrapa, Geraldo Eugênio, o Prêmio Frederico de Menezes Veiga é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o avanço da pesquisa agrícola do país. "Esses dois cientistas escolhidos dedicaram suas vidas ao trabalho de melhoramento genético de plantas, dando contribuição à produção de alimentos e a uma nova formatação do país", disse.

A solenidade contou também com as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do deputado federal Paulo Piau, representando a presidência da Câmara dos Deputados, da senadora Serys Slhessarenko, representando a presidência do Senado e o presidente licenciado da Embrapa, Silvio Crestana.  

Segundo Sérgio Rezende, é uma satisfação trabalhar em parceria com a Embrapa. "É uma honra poder inaugurar junto com a Embrapa o Laboratório de Nanotecnologia voltado para a agricultura, é o primeiro centro no mundo", declarou. O ministro ressaltou também os trabalhos em conjunto com a Embrapa Agroenergia (Brasília-DF), e com as instituições de pesquisa que fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, que está sob a coordenação da Embrapa.

Na ocasião, foi lançado o Balanço Social 2008 e a cultivar de banana BRS Conquista, desenvolvida em parceria pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) e Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Além disso, foram apresentados os resultados dos projetos "Sequenciamento e Anotação do Genoma Bovino" e "Construção do Hapmap Bovino", pesquisa que contou com a participação de 300 cientistas de 25 países, dentre eles pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

Ainda durante a solenidade, o diretor- presidente, em exercício, Geraldo Eugênio e o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) assinaram termo de cooperação que visa o intercâmbio de informações, infraestrutura e recursos humanos para apoio às atividades e projetos comuns de desenvolvimento de ações de geração de conhecimentos atualizados para a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira, a serem desenvolvidos no âmbito do sistema de proteção da Amazônia.

Foram apresentadas, ainda, projetos de inclusão social como o tótem informacional, projeto piloto que facilita o acesso às informações da Embrapa em diferentes idiomas, incluindo as pessoas com deficiência, por meio de um painel sensível ao toque. Outra iniciativa é o projeto da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que permite acessibilidade do site da Unidade para deficientes visuais. Foram doadas, também, duas obras literárias em braille, publicadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) para duas associações de deficientes visuais de Brasília. 

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/