08/05/09 |

Maior lavoura indoor de arroz do Brasil é atração da Expoarroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir de quarta-feira (6) e até o próximo sábado (9), os participantes da Expoarroz 2009, poderão conhecer a maior lavoura indoor do Brasil, com cerca de mil metros quadrados. A lavoura está sendo implantada pela equipe de profissionais da Embrapa Clima Temperado, no Centro de Eventos, em Pelotas.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ariano Magalhães Júnior, responsável pela implantação e manutenção dessa lavoura, explica que para o preparo da lavoura indoor foram utilizadas 90 toneladas de solo, colocados sobre uma lona plástica. "Posteriormente, a cultivar BRS Querência, desenvolvida pela Unidade, foi semeada manualmente em linhas, na proporção de 100 quilos de sementes por hectare. A lavoura já recebeu adubação, uréia e aplicação de defensivos agrícolas. Agora, estamos na fase de entrada de água na lavoura", explica.

Ariano conta ainda que para simular a luminosidade do ambiente natural foi utilizada iluminação artificial. "A lavoura indoor será um dos grandes atrativos do evento e permitirá que os visitantes acompanhem de perto as demonstrações de todo o movimento de maquinário, desde a implantação até a colheita", acrescenta. Para aproximar ao máximo a lavoura indoor da realidade de uma lavoura de verdade, o pesquisador informa que foram utilizadas curvas de nível que simulam o desenho de uma propriedade e as ondulações do terreno. 

Junto à lavoura indoor os visitantes poderão observar uma aeronave utilizada para pulverizar as plantações e duas colheitadeiras. Ao longo do evento serão realizados três Dias de Campo na lavoura, sempre às 16hs (com exceção do último dia, em que não acontece a atividade), sendo que as inscrições para participar dessas atividades poderão ser feitas no estande da Cooplantio. Além disso, durante todas as noites do evento, das 21hs às 22hs, a lavoura estará aberta para visitas, em que os interessados poderão obter informações detalhadas sobre o cultivo de arroz. "Vamos realizar inéditas Noites de Campo", acrescenta Ariano.

Programação técnica

Além de ser responsável pela lavoura indoor, a Embrapa Clima Temperado estará presente durante os quatro dias de atividade com estande próprio onde estarão disponíveis os principais produtos e tecnologias desenvolvidos pela Unidade. A Embrapa também promoverá visitas técnicas a Unidade (agendadas previamente no estande da instituição) e coordenará atividades técnico-científicas no evento.

Na terça-feira (6), acontece um debate tecnológico. O painel 1, intitulado "Rumos do Melhoramento Genético de Arroz Irrigado", acontece às 9hs, no Auditório I. Na ocasião, o pesquisador Ariano de Magalhães Júnior apresenta palestra sobre "Panorama do melhoramento e da biotecnologia em arroz irrigado" e o professor da FAEM/UFPel, Moacir Cardoso Elias, fala sobre "Avanços tecnológicos em industrialização e Qualidade do Arroz".

O mediador desse primeiro painel será o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Paulo Ricardo Reis Fagundes. No mesmo dia, será realizado o painel 2, que está previsto para às 11hs, também no Auditório I, em que o tema será "Manejo do solo pós-colheita do arroz irrigado". Na ocasião, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Júlio Centeno da Silva fala sobre "Utilização do rolo-faca na resteva do arroz irrigado", o professor da UFSM, Ênio Marchezan, enfocará o "Manejo da resteva do arroz irrigado". O mediador será o representante das Granjas 4 Irmãos, Guinter Frantz.

Na quinta-feira (7), às 9h, os importadores participantes da Rodada Internacional de Negócios farão uma visita técnica exclusiva à Embrapa Clima Temperado. Na sexta (8.5), às 9hs, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria Laura Turino Matos, será a mediadora da reunião setorial sobre a produção integrada no Brasil, com título "A certificação como forma de valorizar o produto", em que participam representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inmetro, Sindarroz, Abiarroz e Embrapa.

Realização

A promoção da Expoarroz é das entidades representativas do setor, Sindarroz RS, Abiap, Sindapel, Federarroz, Fearroz, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Embrapa Clima Temperado, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Emater-RS.

O evento conta com o patrocínio do Arroz Prato Fino, Sicredi, Banrisul e Tecon. Como apoiadores a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, Associação dos Municípios da Zona Sul, Associação Rural de Pelotas, Superintendência do Porto do Rio Grande, Prefeitura Municipal de Pelotas, Sistema Fiergs, Movimento Brasil Competitivo, SEBRAE, Associação Gaúcha de Supermercados, Jornal Diário Popular, Canal Rural e Remate Rural.

A Expoarroz é uma iniciativa da Bolsa Continental de Mercadorias com a organização da AD Marketing e Organizza Comunicação e Eventos. 

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Colaboração: Manoela Soares (estagiária)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/