05/05/09 |

Inseticida biológico é destaque na Agrotins 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O inseticida biológico "Ponto.Final", desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a empresa do Distrito Federal, Bthek Biotecnologia, será uma das atrações no estande da Embrapa durante a Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins 2009, que começa terça-feira(5) e se estende até sábado(9), no Centro Agrotecnológico de Palmas, Tocantins.

O produto é capaz de controlar três espécies de lagartas que atacam culturas agrícolas – a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis - foto); lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) e a lagarta das hortaliças, também conhecida como traça das crucíferas (Plutella xylostella) – sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio-ambiente, pois é composto apenas da bactéria Bacillus thuringiensis específica para os insetos-alvo.

Além disso, o "Ponto.Final" foi o primeiro inseticida biológico a receber certificação para uso em agricultura orgânica, o que se encaixa perfeitamente ao tema da exposição este ano, que é "Produção orgânica e sistemas agroflorestais".

Ambientalmente saudável, o "Ponto.Final" é também mais econômico, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, que coordenou o seu desenvolvimento. "Com apenas um litro por hectare, o produto é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as "joaninhas" e as "tesourinhas", que também são eficientes como predadoras de lagartas e pulgões", ressalta.

As estirpes da bactéria utilizadas na formulação do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Demonstrações no estande e palestras sobre o "Ponto.Final"

Os cerca de 40 mil visitantes que comparecerem este ano à Agrotins poderão conhecer de perto a forma de utilização e os efeitos que o "Ponto.Final" causa nas lagartas-praga no estande da Embrapa e também assistir a palestras sobre o produto, que serão apresentadas pelo biólogo Felipe Rosa Ramos nos dias 6, 7 e 8 de maio, de 15h50 às 16h50, dentro da grade de clínicas tecnológicas que compõe a programação da exposição.

O "Ponto.Final"  é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa e a Bthek: o primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados em várias regiões brasileiras.

Outras tecnologias de controle biológico de pragas

Quem visitar o estande da Embrapa na exposição vai poder conhecer também outras tecnologias de controle biológico de pragas desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A Unidade investe nessas pesquisas desde a década de 80 com o objetivo de reduzir a utilização de defensivos químicos nas lavouras brasileiras.

 

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672Contatos:fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/