30/04/09 |

Treinamento aborda técnica mais econômica de cultivo de cogumelos comestíveis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.   A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI promovem, no período de 19 a 23 de maio, o Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, a partir de uma tecnologia chinesa adaptada para o Brasil, denominada Jun-Cao.

Essa tecnologia barateia a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, trouxe essa técnica da China e adaptou-a para o Brasil.  De lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos é ainda inexpressiva, quando comparada com outros países.  O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo.

O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com mais de 300 espécies de interesse alimentar e medicinal. O shimeji (foto), reconhecido na culinária mundial por seu sabor, é uma das espécies que compõem o banco.

A pesquisadora Arailde Urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil.  "É importante que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e a saúde e passem a incluí-los em sua dieta alimentar", afirma.  Por isso, ela promove, no mínimo, dois cursos por ano na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, para disseminar essa técnica para os produtores brasileiros e aumentar o cultivo desses fungos no país.

Palestras abertas ao público

O limite de vagas para o Curso é de 50 participantes, mas no dia 23 de maio (sábado), as palestras da parte da manhã serão abertas ao público. A primeira, de 8 às 9h30, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: "Cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana".

A segunda, intitulada "Experiências com o uso de cogumelos na clínica médica e na terapêutica nutrológica", será ministrada pelo médico ortomolecular do Rio de Janeiro, Dr. Márcio Bontempo, e a terceira, sobre o tema "Efeitos terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum" será proferida pelo médico ginecologista e oncologista de São Paulo, Dr.Jorge Laerte Gennari e pela médica de Brasília, Dra. Ilma da Cunha Barros. "Essa é uma oportunidade importante para que os profissionais da área de saúde do DF e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a saúde humana", ressalta Arailde.

O curso será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da Avenida W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa, Brasília - DF), no período de 19 a 23 de maio.

O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no site: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html.

Mais Informações com Joaquim Nogueira e Dorinha Medeiros pelos e-mails: catcurso@cenargen.embrapa.br e dorinha@cenargen.embrapa.br ou pelos telefones: (61) 3448-4783 e 3448-4770.

 

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/