06/05/09 |

Dia de campo sobre búfalo em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia realiza na  sexta-feira ( 8), o Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Búfalo Leiteiro. Voltado a produtores rurais e a estudantes, o evento é gratuito e acontece no município de Presidente Médici, região central de Rondônia, das 8h às 12h. Além de técnicas de manejo reprodutivo e de qualidade da ordenha, serão abordados temas como nutrição animal, controle de parasitas e recuperação ambiental de propriedades.

O local escolhido para o evento é um campo experimental da Embrapa onde são criados búfalos para a realização de experimentos e o desenvolvimento de tecnologias. Serão armadas cinco estações temáticas com capacidade para cerca de 50 pessoas cada. Os visitantes assistem a palestras de cerca de 30 minutos com pesquisadores e técnicos. Ao final, serão sorteados kits de ordenha manual e oferecido um almoço de confraternização.

Integrante da equipe de organização, o médico veterinário Marivaldo Figueiró, da Embrapa Rondônia, explica que o dia de campo serve para despertar o produtor. "É uma amostra das tecnologias disponíveis e uma visão ampla do sistema de produção", afirma o organizador. Os produtores que tiverem interesse em se aprofundar em determinado tema ou iniciar uma produção poderão ainda entrar em contato com a Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Rondônia, que fornece as informações adicionais.

Sistema de produção

A criação de búfalos apresenta uma série de vantagens em relação à criação de gado bovino, explicam os pesquisadores da Embrapa Rondônia. A primeira delas é a alta produtividade. Animais com menos de dois anos de idade rendem entre 15 e 17 arrobas e podem ser abatidos para a produção de carne. Para efeito de comparação, um bovino levaria, em média, mais de três anos para atingir o mesmo peso, cerca de 450 quilos.

Outra grande virtude dos búfalos, ou melhor, das búfalas, é o leite. Além de rico em proteínas e minerais, o leite de búfala é adequado para a produção de derivados, como manteiga e queijo, por conta da alta taxa de gordura, em torno de 8%, quase cinco pontos percentuais mais alta que a do leite bovino.

Além de precoce e produtivo, o búfalo é um animal bastante resistente a pragas e doenças. O pesquisador Fábio Barbieri, da Embrapa Rondônia, trata do assunto em uma das palestras no dia de campo. Ele explica os cuidados necessários para lidar com o verme Toxocara vitulorum, que ataca bezerros recém nascidos e é uma das poucas ameaças à criação de búfalos.

Os zootecnistas Cláudio Townsend e Ana Karina Salman apresentam a vitrine de forrageiras elaborada no campo experimental da Embrapa Rondônia em Presidente Médici. São 49 diferentes gramíneas disponíveis para uso na alimentação animal. O tema será tratado com exclusividade em uma das estações do evento.

Completam o time de palestrantes da Embrapa os veterinários Francelino Goulart da Silva Neto e Luciana Gatto Brito, na estação de higiene da ordenha; Marivaldo Figueiró e Ricardo Gomes Pereira na estação de manejo reprodutivo e Michelliny Bentes-Gama fala sobre recuperação ambiental ao lado de Silvio Régis Rodrigues, da Agência de Defesa Silvipastoril de Rondônia (Idaron).

Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Búfalo Leiteiro começa às 8h da manhã no Campo Experimental de Presidente Médici, propriedade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O endereço é Linha 124, setor Muqui, acesso pela BR 364, Km 10, sentido Cacoal. A participação é gratuita e as incrições serão feitas no local do evento, no começo da manhã.

Daniel Medeiros (SC-02735-JP)Estagiária de jornalismo: Débora HelenaEmbrapa RondôniaContatos:(fax): (69) 3225-9387

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/