11/05/09 |

Tecnologias contribuem para sustentabilidade de municípios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os municípios da Amazônia Legal que apresentam altos índices de desmatamento preparam-se para receber da Embrapa um conjunto de ações que visam alterar o atual modelo de desenvolvimento da região. Esses municípios, que somam 43, são o foco da Operação Arco Verde, que é coordenada pela Casa Civil e conta com a participação de 13 ministérios.

Para potencializar ainda mais essas ações, vão ser realizados mutirões cuja proposta é integrar esforços no âmbito federal, estadual e municipal para ajudar esses municípios a saírem da situação de ilegalidade. A idéia é mobilizar e conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais, a exemplo dos impactos das queimadas nas questões climáticas que afetam a região, o país e o planeta. Os primeiros mutirões acontecem no período de 10 a 12 de junho, nos municípios de Peixoto Azevedo (MT), Marabá (PA), Porto Velho (RO), e Lábrea (AM). Nas semanas seguintes, as atividades seguem pelas outras cidades. 

A participação da Embrapa envolve todas as 41 unidades da empresa. Mas durante os mutirões, estarão presentes técnicos das unidades localizadas nos estados, cujos municípios fazem parte da Operação Arco verde -  Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Rondônia e Embrapa Agropecuária Oeste. Além dessas Unidades, a Embrapa Transferência de Tecnologia e a Diretoria Executiva vêm fazendo a articulação junto às Unidades envolvidas. Após os mutirões, a empresa dará continuidade a várias ações já programadas a serem definidas posteriormente em função das demandas  locais.

Em muitas dessas localidades, a Embrapa já desenvolve ações de transferência de tecnologias, a exemplo de instalações de unidades demonstrativas, da realização de dias-de-campo e palestras sobre assuntos como transição agroecológica, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, entre outros. A maioria das atividades são realizadas em parceria com as instituições de assistência técnica e extensão rural, prefeituras, sindicatos rurais e outros atores locais.

Durante os mutirões, cada prefeitura vai receber um acervo das minibibliotecas com produtos de informação em diferentes mídias, contendo informações tecnológicas geradas pela Embrapa e orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade. O acervo é composto por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural' e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa Informação Tecnológica. O projeto é desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/