11/05/09 |

Crestana vai deixar a Presidência da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, licenciado até 31 de maio, confirmou na segunda-feira (11)  que solicitou ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e ao Conselho de Administração da Embrapa – Consad que dêem início aos trabalhos do Comitê de Busca por um novo nome para assumir a presidência da Empresa.

Ele participou da abertura da reunião de chefes das Unidades Centrais e Descentralizadas da Instituição, em Brasília, e explicou os motivos. "Fiz uma avaliação nesse período em que estou em licença e, por razões pessoais e familiares, vou deixar a Presidência da Embrapa".

O processo agora deve percorrer várias instâncias que incluem a indicação de nomes ao Comitê de Busca, a elaboração de lista tríplice pelo Consad a ser submetida à aprovação do Ministro da Agricultura, Pecuária a Abastecimento, Reinhold Stephanes, a nomeação pelo Presidente da República, a publicação no Diário Oficial e a posse.

O diretor-presidente licenciado confirmou estar seguro por saber que o momento vivenciado pela Empresa hoje é de absoluta tranquilidade. "Vivemos um momento de estabilidade. Por isso, sabemos que é possível a busca sem traumas.

Nossos dirigentes têm atributos para garantir serenidade a todas as etapas de substituição". Crestana também disse estar convicto que a Empresa está estruturada para enfrentar os novos desafios que estão surgindo, pois além da revitalização de infraestrutura, a Embrapa possui um corpo gerencial e de empregados da mais alta qualificação, que a tornam referência em pesquisa agropecuária tropical.

"Caso a situação não esteja definida até o final do mês, comprometo-me a retornar no dia 01 de junho e a permanecer por período limitado até que seja feita a transmissão do cargo. A Embrapa não sofrerá qualquer tipo de descontinuidade institucional", continua Crestana. Ressaltou, ainda, que a dedicação integral à Embrapa durante tantos anos atesta o compromisso que tem com a continuidade de todos os processos em curso.

"O dia de hoje não é de despedida. É o início de um processo que ocorrerá dentro de mecanismos pensados nesta gestão para garantir transparência e preservar a Embrapa de interferências que não correspondem ao seu perfil técnico. A expectativa é que tudo transcorra de maneira eficiente e rápida, dentro das normas que regem a Empresa e o Consad".

Assessoria de Comunicação SocialContatos: (61)34484012/34484207

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/