13/05/09 |

Comitiva acreana procura na Embrapa alternativa às queimadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um grupo de políticos e empresários acreanos está no Pará especialmente para conhecer as experiências da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) com roça sem fogo como alternativa às queimadas, já que estas precisam ser eliminadas em todo o Acre dentro de apenas dois anos por determinação do Ministério Público Federal.

Além do deputado federal Fernando Melo (PT-AC) – que é membro titular da Comissão de Amazônia e Desenvolvimento Regional e como tal requereuaudiência pública na Câmara dos Deputados para ouvir pesquisadores da Embrapa a respeito de agricultura sem queima -, integram a comitiva o prefeito de Acrelândia, Carlos César Nunes de Araújo (PSB); o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Acre, Manoel Lima; o empresário Roberto Amado e o filho Igor Amado, além de assessores do deputado.

A comitiva será recebida na quarta-feira (13) pela manhã, na sede da Embrapa em Belém, por dirigentes e pesquisadores da instituição, os quais seencarregarão de apresentar as alternativas tecnológicas sem uso do fogo para preparo de área de cultivo, como o Sistema Bragantino; Plantio Diretona Capoeira (Tipitamba); Plantio Direto Agroecológico; Trio da Produtividade e Roça Sem Queima.

As visitas a áreas experimentais da Embrapa começam amanhã mesmo, à tarde, com a ida a Terra Alta para conhecimento do Sistema Bragantino. Na quinta-feira (14) o grupo segue para os municípios de Abaetetuba e Moju, onde vão ver os experimentos dos sistemas Plantio Direto Agroecológico e Trio da Produtividade e Roça Sem Queima. Na sexta-feira (15) a comitiva chega em Igarapé-Açu, onde se aplica o sistema Plantio Direto na Capoeira (conhecido como Tipitamba).

Izabel Drulla Brandão  (MTb 1084/PR)Embrapa Amazônia OrientalContato: (91) 3204 1200 izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/