12/05/09 |

Dia de campo aborda os atributos da qualidade da carne

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O foco principal é a maciez, mas o dia de campo Projeto BifeQuali vai explorar os demais atributos de qualidade da carne como aroma, cor e sabor, na terça-feira(19) , na sede e campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa.

Além disso, o encontro quer disponibilizar estudos sobre estratégias genéticas para a produção de carne de qualidade aplicados nas quatro regiões brasileiras: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Participam desta proposta as unidades Gado de Corte, Meio Norte, Pecuária Sudeste e Pecuária Sul.

O pesquisador Fernando Flores Cardoso, responsável pelas ações do projeto na região Sul, explica que este dia de campo apresenta os resultados alcançados até o presente, nesta área, e também busca novas linhas de ação que vinculem a qualidade da carne às particularidades dos ambientes de criação e sistemas alimentares adotados em cada região.

Quanto ao enfoque dos atributos da carne, o pesquisador fala que a maciez é a característica que tem maior influência sobre o consumo e as escolhas do consumidor. " A maior parte de produção de carne no país possui o atributo de carne menos macia. Então, estamos nos debruçando neste ponto considerado crucial pela cadeia produtiva da carne", constata Fernando.

O evento

O dia de campo será composto de palestras sobre os novos rumos do projeto BifeQuali, durante o período da manhã, e à tarde, acontecem as visitas às mangueiras da unidade de pesquisa em quatro momentos. Os resultados apresentados pelos cruzamentos genéticos, na região Sul, compreendem as raças Angus, Nelore e Hereford, e suas cruzas: AngusXHereford, AngusXCaracu, AngusXNelore.

 Veja a programação do evento:

8h- Abertura do evento pelo chefe geral Roberto CollaresPalestras do Projeto BifeQuali8h15- Sabor e aroma em carnes:compostos voláteis-instrumentos para rastreabilidade e certificação – Profa.Marta Suely Madruga, da Universidade Federal da Paraíba9h30- Formação e evolução da Associação de Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional-Apropampa – Ronaldo Cantão, Presidente da ApropampaPalestras do dia de campo10h15- Estratégias genéticas para melhoria da eficiência de produção e da qualidade da carne no Brasil – Maurício Alencar, da Embrapa Pecuária Sudeste11h30- Cruzamentos para otimizar o desempenho materno e reprodutivo de vacas de corte e a produção de carne de qualidade na região Sul- Fernando Flores Cardoso- Embrapa Pecuária Sul14h -16h – Visita às mangueiras da Embrapa Pecuária SulColeta automatizada de dados de identificação animal por radio freqüência e balança eletrônica- Fernando Flores Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul e Gelson Luís Dias Feijó, da Embrapa Gado de CorteAvaliações da resistência a endo, ecto e hemoparasitas em novilhos puros e cruzados – Cláudia Cristina Gomes e Izabella Cabral Hassum, Embrapa Pecuária SulDesafio de progestágeno para avaliação de puberdade em novilhas puras e cruzadas – José Carlos Ferrugem Moraes, Embrapa Pecuária SulAvaliação de desempenho de novilhos Angus, Nelore, Hereford e suas cruzas – Cristina Moraes Genro e Fernando Flores Cardoso, Embrapa Pecuária Sul

Cristiane Betemps – MTB 7418 – RSbetemps@cppsul.embrapa.brEmbrapa Pecuária SulContatos: (53) 3242 8499 Ramal 253 ou 239

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/