13/05/09 |

Estudantes discutem a importância da floresta para o meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Alunos da 5ª à 8ª séries do Colégio Farroupilha de Campinas irão aprender, na quinta-feira(14)  com o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Laerte Scanavaca Júnior  sobre a importância da floresta para o meio ambiente. Esse encontro é promovido pelo Programa Embrapa & Escola, que visa, entre outras coisas, aproximar os estudantes das questões ambientais.

Segundo o pesquisador, no Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. "O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural", diz Scanavaca. "As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza. As empresas utilizam ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite".

Além disso, a impermeabilização dos solos evita ou impede a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes causando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo.

Por isso, no encontro serão abordados os benefícios advindos da arborização urbana, promovendo a melhoria na qualidade de vida e o embelezamento da cidade. Essa arborização, explica o pesquisador, depende do clima, tipo de solo, do espaço livre e do porte da árvore e da finalidade da arborização.

Arborização

"Além da função paisagística, a arborização proporciona benefícios à população como proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição atmosférica, valorização da propriedade pela beleza cênica e higienização mental, entre outros".

Scanavaca enfatiza que a floresta, quando em equilíbrio, reduz ao mínimo a saída de nutrientes do ecossistema. "O solo pode manter o mesmo nível de fertilidade ou até ser melhorado ao longo do tempo. Uma floresta não perturbada apresenta grande estabilidade, isto é, os nutrientes introduzidos no ecossistema pela chuva e o intemperismo geológico ficam em equilíbrio com os nutrientes perdidos por lixiviação para os rios ou lençol freático", enfatiza ele.

"Percebemos que as florestas são importantes por vários fatores, mas principalmente em relação aos recursos hídricos, pois interceptam a água das chuvas reduzindo o risco de erosão, ampliam a capacidade de infiltração da água no solo tornando-o mais poroso e aumentando a estabilidade do sistema ou microssistema. Funciona como um tampão, ou seja, libera ou retém água neste sistema". Uma floresta adulta retém cerca de 70% da precipitação. Desta forma ajuda a evitar as enchentes nos grandes centros, diz o pesquisador.

Nos EUA, o Estado de Nova Iorque, investiu em Área de Preservação Permanente - APP e os responsáveis garantem que a cada dólar investido, economiza-se sete dólares no tratamento de água.

Cristina Tordin, MTb 28.499Embrapa Meio AmbienteContatos:(19) 3311.2608cris@cnpma.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/