25/05/09 |

Curso estreita parceria com Moçambique

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está ministrando, até sexta-feira(22), curso de "Agricultura de Conservação para Agricultura Familiar nas Zonas Tropicais", direcionado a técnicos de Moçambique, ligados ao Ministério da Agricultura daquele país.

O treinamento é resultado de uma parceria entre a  Embrapa  com a Agência Brasileira de Cooperação(ABC), o Ministério de Relações Exteriores da França e o Ministério da Agricultura de Moçambique e  tem como objetivo a capacitação  em práticas da agricultura de conservação, e  o estabelecimento de  uma plataforma de trabalho compartilhada na região de Manica e Tete .

O intercâmbio entre os três países foi  firmado em dezembro de 2008, quando foi definido um perfil para técnicos desse setor. O "Projeto Brasil – França de Treinamento de Técnicos Moçambicanos na Área de Agricultura de Conservação" foi financiado pelo Governo Brasileiro, por meio da ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e Embrapa, Governo da França, por meio  do CIRAD e da Embaixada da França no Brasil e no Moçambique.

A primeira fase do treinamento é realizada na Embrapa Cerrados. A  segunda etapa, será no município de Unaí-MG, onde os técnicos irão adquirir conhecimentos metodológicos e de arranjos de pesquisa e visitarão os parceiros locais (assentamentos, Faculdade de Agronomia, Escola Agrícola, Sindicatos e trabalhadores rurais). Também conhecerão uma grande propriedade que utiliza Agricultura de Conservação.

Primeiro dia

Os moçambicanos participaram do Seminário "A cultura da mandioca nos cerrados brasileiros". Os pesquisadores da Embrapa Cerrados abordaram temas como: "Recursos genéticos e melhoramento participativo da cultura da mandioca" (Josefino de Freitas Fialho); "Principais pragas da cultura da mandioca" (Roberto Teixeira Alves); "Principais doenças da cultura da mandioca" (José de Ribamar Nazareno dos Anjos); "Mandioca na alimentação animal" (Francisco Duarte Fernandes e Roberto Guimarães Júnior);"O agronegócio da cultura da mandioca", (Jozeneida Lúcia Pimenta de Aguiar e Tito Carlos Rocha de Sousa).

Segundo dia

No segundo dia, os técnicos participaram da palestra "Sistemas diversificados de produção visando a transição agroecológica no contexto dos pequenos produtores de assentamento de reforma agrária do município de Unaí – MG", ministrada pelo pesquisador e coordenador do curso Marcelo Nascimento de Oliveira. Os pesquisadores Artur Gustavo Müller e Eric Scopel (CIRAD) falaram sobre a "Agricultura de Conservação – princípios e conceitos".  Finalizando o ciclo de apresentações do dia, a pesquisadora Arminda Moreira de Carvalho ministrou a palestra sobre "Espécies multifuncionais", com visita ao campo.

Terceiro dia

O dia teve início com a apresentação do pesquisador Djalma Martinhão Gomes de Sousa que ministrou a palestra sobre "Manejo da fertilidade e correção dos solos tropicais". Logo em seguida, os técnicos visitaram os experimentos em campo. Durante a tarde o pesquisador Lourival Vilela, falou sobre a "Integração lavoura pecuária (ILP)" .

Quarto dia

 Foi ministrada a palestra  "Agrobiodiversidade e Agroecologia"  pelo pesquisador Altair Toledo Machado que  falou sobre os modelos agrícolas e como é importante que eles sejam repensados de acordo com as particularidades de Moçambique.

Quinto dia

Os Analistas da Embrapa Cerrados José Humberto Valadares Xavier e Suênia Cibeli Ramos de Almeida  ministraram uma oficina sobre "Exercitando a ferramenta PEP (Planejamento Estratégico Participativo.

Liliane Castelões (MTb/RJ 16.613)Embrapa Cerrados Colaboração: Keroley Monteiro (Estagiária Embrapa Cerrados)Contatos:(61)3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/