15/05/09 |

Goiânia sedia evento brasileiro sobre soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Já são mais de 1500 os inscritos no V Congresso Brasileiro de Soja e no Mercosoja 2009, a serem realizados, pela Embrapa Soja, no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 19 e 22 de maio.

Os dois eventos têm como tema Soja: fator de desenvolvimento do Cone Sul. "O CBSOJA é uma das principais formas de atualização técnico-científica para o setor produtivo da soja. A programação para esta quinta edição (www.cbsoja.com.br) foi elaborada para colaborar com o enfrentamento dos desafios atuais da cultura", destaca o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan.

Entre os temas que serão debatidos estão: os efeitos da crise e seus impactos na agricultura, o papel da soja no mercado de agroenergia; os impactos das mudanças climáticas na agricultura; manejo de doenças e pragas da soja; produção e demanda mundial, rastreabilidade da cadeia produtiva de soja, produção, uso e manejo sustentável de insumos, soja na alimentação e outros nichos de mercado.

"Vejo que o debate sobre a crise econômica mundial e seus reflexos para a soja são um dos pontos fundamentais. No entanto, a crise deve ser encarada como uma oportunidade para o Brasil, em função dos recursos naturais e das tecnologias disponíveis para enfrentar os desafios. Outro destaque da programação é a discussão sobre a questão ambiental. Pretendemos debater como atender as exigências ambientais sem inviabilizar a atividade agrícola", enfatiza Cattelan.

Os dois eventos irão contar com a presença de 58 palestrantes, sendo 15 estrangeiros. A programação prevê a realização de 4 conferências, 10 painéis, 1 seminário e 5 minicursos.  Além disso, haverá apresentação de 450 trabalhos científicos, no formato de pôsteres. Os eventos também irão disponibilizar um espaço de 1000m2 para a montagem de estandes.

Goiânia

Promovido a cada três anos pela Embrapa Soja, o Congresso Brasileiro de Soja sempre foi realizado no Paraná. Pela primeira vez, o CBSOJA será realizado na região do Cerrado. Goiás é o estado mais industrializado da Região Centro-Oeste e o quarto maior produtor de soja no Brasil. "No plano econômico-social, o Cerrado é a prova viva do sucesso do investimento em conhecimento científico e na  geração de tecnologias de produção agrícola para o desenvolvimento regional, consolidando-se no cenário nacional como fronteira agrícola campeã de produção e de produtividade de soja", defende o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, Presidente dos eventos.

 Lebna Landgraf (MTb 2903)Embrapa SojaContatos: (43) 3371-6061lebna@cnpso.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/