18/05/09 |

Autoridades paraguaias buscam tecnologias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoridades de Concepción, no Paraguai, visitaram a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) na sexta-feira (15), à tarde. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Lafourcade Asmus, recebeu a comitiva que tinha entre as autoridades o prefeito Luis Hermínio Acosta Paniagua, o diretor de Educação e Cultura Teófilo Javier Medina Valiente, e o vice-reitor de Universidade Nacional de Concepción Luiz Gilberto Rojas.

Os paraguaios assistiram a uma apresentação geral sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na abordagem específica sobre a Embrapa Agropecuária Oeste, o chefe adjunto citou algumas linhas de pesquisa desenvolvidas como Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária e Agricultura Orgânica.

Outra abordagem feita no encontro foram os projetos de cooperação técnica desenvolvidos pela Empresa junto ao governo do Paraguai. "Essa cooperação desenvolve-se há três anos e os resultados são interessantes. Fomos algumas vezes ao Paraguai, principalmente, para discutir com o Ministério da Agricultura os projetos em desenvolvimento", disse Asmus.

Ele falou sobre a capacitação de pesquisadores paraguaios nas principais cadeias produtivas do agronegócio do país vizinho; em sistemas produtivos de algodão, soja, frutas tropicais e citros, olerícolas, arroz, trigo, milho, cana-de-açúcar; sistemas integrados de produção; recursos humanos e gestão estratégica.

O chefe adjunto informou, ainda, que grupos de pesquisadores do Paraguai já visitaram áreas produtivas em Dourados, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Glória de Dourados, além de outros pontos que fazem parte do projeto de cooperação como: técnicas de produção de matérias-primas de biocombustíveis no Paraguai, capacitação de técnicos para o desenvolvimento da produção leiteira de agricultores familiares, e técnicas para a diversificação das atividades agropecuárias para a agricultura familiar.

A visita também incluiu a visita aos laboratórios de Microbiologia, Solos, Nematologia, Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Piscicultura da Unidade.

O prefeito de Concepción mostrou-se impressionado com a estrutura da Embrapa. "Nós viemos a Dourados buscar um intercâmbio de experiências da Embrapa com as nossas para possibilitar a implementação delas em nossa região", afirmou Paniagua. Segundo ele, outro objetivo seria a capacitação de pequenos produtores. A visita da comitiva foi intermediada pelo vereador douradense Dirceu Longhi.

Kadijah Suleiman, jornalista (MTb RJ 22729JP) Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS) (67) 3416-9742 kadijah@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/