19/05/09 |

Questões ambientais em debate em Pelotas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Começa na quarta-feira (20), o I Workshop Internacional Sustentabilidade Sócio-ambiental da Bacia da Lagoa Mirim (I SUMIRIM), que pretende reunir as informações técnico-científicas sobre essa Bacia. O evento é uma realização da Embrapa Clima Temperado. A UNB, o INIA e o Probides, ambos do Uruguai, também são realizadores.

Ao longo de três dias, palestras importantes serão ministradas por profissionais do Brasil e do exterior que são considerados como referência em relação a questões ambientais e sua sustentabilidade. Na ocasião, serão apresentados os resultados de dois projetos coordenados pela Universidade de Brasília, junto ao Programa de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável dos Banhados do Leste (PROBIDES/Uruguai) e um projeto coordenado pela Embrapa Clima Temperado, junto ao INIA Treinta y Tres (Uruguai), com suporte da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Programação 

Na quarta-feira (20), o representante uruguaio do Observatório Social e Ambiental da Lagoa Mirim, Carlos Serrentino, abordará o tema "O Relatório WWAP - Unesco sobre a Bacia da Lagoa Mirim".Na quinta-feira (21 ), o grupo composto por Marcos Wrege (Embrapa Florestas) e por Leônidas Carrasco – Letelier (INIA La Estanzuela - Uruguai) debaterá "Estratégias para o ordenamento da silvicultura na região do Sul do Brasil" e "Ferramentas para a gestão ambiental de bacias florestais: avanços e propostas", respectivamente. José Terra, Alvaro Roel e Enrique Deambrosi (INIA Treinta y Tres - Uruguai) falarão sobre "Agricultura de precisão" e "Integração lavoura-pecuária". Na mesma tarde, o tema arroz irrigado é debatido com Pedro Blanco (INIA Treinta y Tres - Uruguai), José Petrini, Maria Laura Mattos, José Francisco Martins, Júlio Centeno e Walkyria Scivittaro (Embrapa Clima Temperado). Luiza Chomenko (Fundação Zoobotânica e membro do comitê de avaliação externa da Embrapa) falará sobre biodiversidade para o desenvolvimento humano. A situação da Estação Ecológica do Taim (ESEC-Taim) será abordada pelo seu administrador, Amauri de Sena Motta.

Na sexta-feira (22), a pesquisadora da Unidade Lilian Sosinski, falará sobre "O projeto de educação ambiental da Embrapa Clima Temperado". A educação ambiental será abordada durante toda a manhã por técnicos do Probides, UnB e Nema/FURG. O grupo da tarde, composto por Alexandre Krob (Reserva da Biosfera da Unesco) e Manoel Souza Maia debaterão "Integração de reservas da biosfera da Unesco: uma necessidade da Lagoa Mirim" e "Perspectivas para a continuidade das ações de integração transfronteiriça na bacia da Lagoa Mirim".

Uma das palestras do Workshop é a do pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador do evento, José Maria Filippini Alba, sobre "Impacto ambiental pelos sistemas agrícolas de Terras Baixas: O caso da Bacia da Lagoa Mirim". O pesquisador fará um histórico sobre projetos anteriores que abordavam o assunto discutindo seus resultados. "A Bacia está localizada em território brasileiro, onde na maior parte da área encontram-se lavouras de arroz, e no Uruguai, onde a pecuária é bastante desenvolvida. No evento, debateremos esses sistemas de forma integrada", afirma o pesquisador.

As inscrições para o I Workshop Internacional Sustentabilidade Sócio-ambiental da Bacia da Lagoa Mirim são gratuitas e limitadas e podem ser feitas através da página da Embrapa Clima Temperado no endereço eletrônico www.cpact.embrapa.br. O evento conta com patrocínio Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, CNPq, Fapeg, Ecosul e Avina. Além de apoio, ALM/UFPel e Emater/RS.

Christiane Rodrigues Congro – Mtb-SC 00825/9 Colaboração: Manoela Soares (estagiária)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/