22/05/09 |

Embrapa Hortaliças celebra 28 anos de olho no futuro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisa, tecnologia e excelência são termos que têm marcado a atuação da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) nas últimas décadas. A Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa completa 28 anos na próxima quarta-feira (27) projetando os desafios para os próximos 14 anos. Um futuro no qual o conhecimento e a inovação gerados no presente são fundamentais para garantir a sustentabilidade da produção de hortaliças do Brasil.

As estratégias para enfrentar esse desafio estão contidas no IV Plano Diretor da Embrapa Hortaliças, que será lançado durante a cerimônia de aniversário, no auditório da Unidade, a partir das 9h. "Esse documento propõe o realinhamento estratégico da missão, objetivos e diretrizes da Embrapa Hortaliças, com o propósito de torná-la uma instituição capaz de responder às demandas da sociedade, com qualidade e agilidade, e de inserir-se com competência em um cenário de competitividade cada vez mais presente no mundo globalizado do agronegócio", afirma o chefe-geral da Unidade, Celso Luiz Moretti.

Para atingir as metas proposta para o futuro, a Embrapa Hortaliças conta com parcerias em empresas de pesquisa e extensão; em universidades e escolas técnicas; em empresas privadas e com produtores. São parceiros que têm contribuído para o sucesso da Unidade ao longo de sua história e serão homenageados na solenidade de aniversário do centro.

Durante a cerimônia, será homenageado, em nome de toda a equipe da Unidade, o pesquisador Carlos Alberto Lopes, o cientista mais antigo ainda em atividade na Embrapa Hortaliças. Os parceiros institucionais serão representados por Eliseu Roberto de Andrade Alves, diretor-presidente da Embrapa na época da criação da Embrapa Hortaliças. As instituições de ensino parcerias estarão representadas pelo professor Renato de Oliveira Resende, da Universidade de Brasília (UnB), enquanto a extensão rural será homenageada na pessoa de Romério José de Andrade, da Emater-DF. O agricultor Ricardo Tetsuya Shibata representará todos os produtores que contribuem para a realização das pesquisas da Unidade.

Novos contratosA cerimônia de aniversário da Embrapa Hortaliças também será marcada pela assinatura de dois contratos. O primeiro é a parceria entre a Unidade e a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), que passará a produzir as sementes e mudas de hortaliças da Embrapa. O acordo contribuirá para solucionar o gargalo da oferta de sementes dos materiais lançados pela Embrapa Hortaliças e ampliar a oferta desses produtos ao agricultor.

Segundo o gerente-adjunto de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, acordo, fechado em maio, vai atender a legislação que regula o processo de produção de sementes no Brasil: a Lei de Sementes e a Lei de Proteção de Cultivares, além de otimizar o processo de produção de sementes dos materiais lançados e em fase de lançamento pela Embrapa Hortaliças. Além da produção de sementes, o acordo prevê a colaboração na elaboração da estratégia de marketing a ser adotada no lançamento das próximas cultivares de hortaliça da Embrapa.

A solenidade também marcará a abertura do processo de inscrição para o IV Curso Internacional de Produção Sustentável de Hortaliças, que trará a Brasília 12 técnicos de países da América Latina para conhecer as tecnologias adotadas no Brasil. Programado para o período entre 13 de outubro e 11 de novembro, o curso prevê palestras, visitas técnicas a produtores, a empresas de semente e de processamento e a centrais de abastecimento.

O evento é uma promoção da Embrapa Hortaliças, com financiamento dos governos brasileiro e japonês, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Jica (Japan International Cooperation Agency), ligada ao Ministério das relações Exteriores do Japão.

Um pouco da história A Embrapa Hortaliças iniciou suas atividades em 1978 como uma Unidade de Pesquisa de Âmbito Estadual de Brasília, denominada UEPAE de Brasília. Em maio de 1981, esta unidade foi elevada à condição de Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, tornando-se uma Unidade Descentralizada da Embrapa.

Nesse período, a produção de hortaliças no Brasil passou de 8,8 milhões para mais de 16 milhões de toneladas. A oferta passou a ser regular, durante todo o ano e novos pólos produtores foram estabelecidos, sobretudo no Centro-Oeste e Nordeste, onde antes a produção de hortaliças não era viável.

Em 28 anos, a Embrapa Hortaliça disponibilizou mais de 40 cultivares adaptadas às condições climáticas brasileiras em com múltipla resistência a doenças e gerou mais de 30 sistemas de produção, com informações completas desde a adubação do terreno até a comercialização.

A Unidade também tem trabalhado com a geração de tecnologia e informação para o setor agroindustrial e em outras áreas do conhecimento, como rastreabilidade, biotecnologia, agricultura orgânica, meio ambiente, segurança alimentar e agricultura urbana e periurbana.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF) Assessoria de Imprensa Área de Comunicação e Negócios (ACN) Embrapa Hortaliças Tel.: (61) 3385-9109 E-mail: marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/