26/05/09 |

VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Além das tradicionais palestras, o VI Simpósio oferecerá este ano, aos seus participantes, painéis e mini cursos com os mais diversos assuntos relacionados à sustentabilidade da produção e a qualidade do produto final.

O evento, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e que este ano está sendo realizado pela Embrapa Café e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é voltado a pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, produtores agrícolas e a todos os interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral.

Cerca de mil pessoas irão participar do VI Simpósio, que acontece a cada dois anos, terá como tema, nesta edição, Inovação Científica, Competitividade e Mudanças Climáticas e irá contar com a apresentação de cerca de 400 trabalhos científicos, cinco palestras e cinco painéis, além de cinco mini cursos e a visita ao Porto de Vitória e à indústria de café solúvel RealCafé.

Os cinco painéis que serão realizados abordarão assuntos como produtividade, qualidade do produto, tecnologias e mudanças climáticas globais. O engenheiro agrônomo Luis Carlos Guedes Pinto, vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, falará no painel Oportunidades para o agronegócio café. Guedes Pinto foi ministro e secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); presidente dos Conselhos de Administração da Conab e da Embrapa. Foi membro do grupo de implantação da Embrapa e chefe da Assessoria Técnica e do gabinete do presidente da empresa.

O painel Avanços tecnológicos do café conilon: produtividade, qualidade e mercado será apresentado por Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa de Cafeicultura do Estado do Espírito Santo e da estimativa de previsão de safra de café daquele Estado. Também participarão do painel Marcelo Silveira Netto, do Centro do Comércio de Café de Vitória e o agrônomo Charles Lambot, líder do Centre de Recherche et Développement Nestlé, em Tours, França.

José Rosalvo Andriguetto, coordenador geral do Sistema de Produção Integrada e Rastreabilidade do MAPA; o mestre em engenharia de produção Fernando Giachini Lopes, consultor do Instituto Totum, que fornece consultoria a empresas para a certificação de produtos, e Laércio Zambolim, coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em proteção de plantas da UFV. Estes serão os apresentadores do Painel Códigos de conduta.

O painel Revolução tecnológica: transferência de tecnologia sob a ótica da inovação será apresentado por Evaldo Vilela, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Lúcio Brunale, chefe geral da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa; e Aguinaldo José de Lima, coordenador geral de apoio às câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O último painel, Mudanças climáticas globais, será apresentado por Eduardo Delgado Assad, chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária e que coordena vários projetos na área de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura; Waldir Cintra de Jesus Júnior, diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Roberto Antônio Thomaziello, pesquisador do Centro de Café ‘Alcides Carvalho', do IAC.

Mini cursos

Uma das novidades deste ano do Simpósio é que serão oferecidos mini-cursos para a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Cinco mini cursos serão ministrados na tarde do dia quatro de junho, que deverão ser escolhidos pelos participantes.

O curso sobre Noções para elaboração de projetos de comercialização de créditos de carbono será ministrado pelo coordenador geral de mudanças globais de clima do MCT, Mauro Meirelles de Oliveira Santos. Ele é engenheiro pós graduado em Gestão Ambiental e em Administração da Produção e participante da equipe que realizou o Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa.

Indicadores de performance de sustentabilidade para cafeicultura é o mini curso que será ministrado pelos pesquisadores da área de agroecologia da Embrapa Meio Ambiente Miguel Ângelo da Silveira e José Maria Gusman Ferraz.

Vanildo Pagio, da Secretaria de Agricultura do Município de Conceição do Castelo, no Espírito Santo, dará o mini curso sobre Noções básicas para classificação de qualidade física e degustativa do café conilon.

O coordenador de cursos lato sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Ricardo de Souza Sette, ministrará o mini curso sobre Gestão da propriedade cafeeira. Sette acaba de lançar uma publicação relativa ao assunto.

Do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Abraão Carlos Verdin Filho, chefe da fazenda de pesquisa do Incaper, e Paulo Sérgio Volpi ministrarão o mini curso sobre o Sistema de poda do café conilon.

 

Jurema Iara Campos (MTb 1.300/DF)Contatos: (61) 3448-4085jurema.campos@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/