26/05/09 |

Embrapa se reúne com delegação sueca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A reunião com o grupo da Suécia ocorreu na  segunda-feira (25), pela manhã, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. As discussões geraram em torno da implementação do Plano Amazônico Sustentável com possível cooperação da Suécia relacionada a este plano.

O grupo tem interesse em articular parcerias com instituições brasileiras para estudos sobre a Amazônia incluindo pesquisa e desenvolvimento, especialmente com florestas. Um dos temas tratados foi a autonomia energética da região amazônica.

Entre as instituições presentes, a Embrapa, por meio do Diretor-Executivo Geraldo Eugênio, teve a oportunidade de apresentar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento realizadas pela empresa para a região amazônica. Atualmente, esta região possui a menor cobertura de estabelecimentos atendidos com eletricidade dentre as regiões do Brasil. A matriz energética da região consiste de geração hidrelétrica, termoelétrica, movida a diesel e agora a gás natural, lenha e carvão vegetal, com potencial de fontes alternativas.

Florestas Energéticas é uma das plataformas do Plano Nacional de Agroenergia, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde está explicito as diretrizes do Governo Federal. Segundo o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld, o Brasil é um dos poucos países com capacidade de ampliar suas alternativas energéticas, por seu vasto território, recursos naturais e pelos avanços tecnológicos em silvicultura.

No mesmo dia à tarde, a comitiva visitou a Embrapa Recursos Genéticos, em Brasília.

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

Contato: (61) 3448-4845E-mail: daniela.collares@mbrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/