26/05/09 |

Palestra sobre inovação em Angola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os desafios impostos pela inovação tecnológica e como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está atuando nesta área epreparando seu quadro funcional é o tema da palestra do chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica(AIT), Lúcio Brunale, no Ministério da Agricultura de Angola (Minagri), quarta-feira (27), em Luanda.

Brunale falará para técnicos angolanos da importância da inovação, prospecção e as bem-sucedidas experiências em incubação de empresas, assim como da Lei de Inovação do Brasil e pontos que devem ser focados por instituições de pesquisa dispostas a modernizar seus sistemas.

A programação, elaborada pela coordenação da Embrapa África (Accra-Gana), faz parte de uma série de atividades inseridas no projeto de cooperaçãotécnica para a reestruturação do Instituto de Agricultura de Angola (IAA), realizado entre o govero angolano, por meio do Minagri, e a estatal brasileira.

Modelo brasileiro

A inovação tecnológica na Embrapa não é o único tema a ser exemplo para os angolanos. Pelo acordo firmado com o governo daquele país, o sistema Embrapa é o modelo a ser seguido à reestruturação do IIA, no qual se inclui a criação de 16 centros de pesquisa até 2013.

A empresa coordena o projeto para o qual o Minagri está investindo um total de US$ 32 milhões na área de cooperação internacional, com ênfase à formação e treinamento dos técnicos angolanos, contratação de consultoria e assistência técnica.

Quatro centros de pesquisa deverão entrar em atividade ainda este ano. Esses primeiros centros de investigação agrícola terão os seguintes produtos e localizações: milho e feijão na Estação Experimental Agrícola de Chianga, em Huambo; mandioca, batata doce e amendoim na Estação Experimental de Malange, a seis quilômetros de Malange; caprinos e ovinos na Estação Zootécnica do Lay; gado de leite na região de Kwanza.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Embrapa África - Accra/Gana+233 21-780-714+233 54-1828-292 (celular)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/