28/05/09 |

Novo chefe-geral da Embrapa é empossado em Cruz das Almas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece na sexta-feira (29) , a partir das 9h, a cerimônia de posse do pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt como chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O plano de trabalho do novo chefe tem dois objetivos principais: valorizar a inovação que vise à efetiva transformação de conhecimento e tecnologias em aplicações práticas e garantir a continuação de diversas conquistas importantes das administrações anteriores. "Precisamos ter visão das demandas imediatas e das de prazo mais longo, conforme cenários da fruticultura e mandiocultura nacionais e internacionais desenhados e considerados na elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU), documento que delineia o planejamento estratégico da empresa", afirma Reinhardt.

O evento contará com a presença da diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Sá, do ex-chefe-geral José Carlos Nascimento, e dos membros do Comitê Assessor Externo, um órgão consultivo, criado com a finalidade de assessorar os processos de planejamento, acompanhamento e avaliação da Unidade.

Comitê

O comitê é formado por representantes de instituições ligadas à pesquisa e ao agronegócio, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Associação Brasileira  dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), além da iniciativa privada.

Perfil

Haroldo Reinhardt foi conduzido ao cargo para um mandato de dois anos, prorrogável por mais dois, após ser aprovado em processo seletivo que incluiu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação da capacidade gerencial.

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade da Califórnia, Haroldo é pesquisador da Unidade desde 1977. Engenheiro agrônomo graduado pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal da Bahia e mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará, atua na geração e transferência de tecnologias de manejo cultural e pós-colheita do abacaxi, com impactos efetivos na evolução desse agronegócio em diversas regiões produtoras no Brasil.Em 2000, foi chefe-geral interino durante três meses. Atuou como chefe adjunto técnico na gerência de pesquisa de 1985 a 1988, foi chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento em 1998 e de 2004 a 2008. Desde 2000, vem atuando também como articulador internacional, tendo prestado consultorias técnicas em fruticultura tropical no exterior.

Gestão

Entre os prêmios recebidos destacam-se o Prêmio Frutal de Tecnologia, em 2001 e 2002, outorgado pelo Instituto Frutal e Embrapa Agroindústria Tropical; o Visitante Distinguido da Cidade de Veracruz, México, durante o IV Simpósio Internacional de Abacaxi, em 2002; e a distinção especial da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS) pela organização do VI Simpósio Internacional de Abacaxi, realizado em João Pessoa (PB) em 2007.Haroldo é ainda autor de mais de 150 trabalhos sobre abacaxi e outras fruteiras tropicais, publicados em periódicos e livros técnico-científicos nacionais e internacionais.

A nova gestão é composta também por Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Alberto Duarte Vilarinhos, chefe adjunto de Comunicação e Negócios, e Marcelo do Amaral Santana, chefe adjunto de Administração.

Homenagens

A solenidade de posse consta também de entrega de certificados aos  empregados reconhecidos pela Embrapa por contribuição relevante introduzida em processo de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, gerencial ou de suporte à pesquisa que resultou em melhoria do desempenho da Empresa. Foram premiados os pesquisadores Alfredo Augusto Cunha Alves e José Renato Santos Cabral e os assistentes de pesquisa Raimundo de Santana e Maria Celeste Marques Rebouças, supervisora do Setor de Campos Experimentais.

Mais informações

Léa Cunha(1633/BA)

Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos:(75) 33128076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/