29/05/09 |

Embrapa e Emepa-PB dialogam em busca de novas parcerias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de abrir canais de diálogo para novas parcerias, representantes da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) e da Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE) estiveram na quinta-feira (28) na sede da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB), em João Pessoa, onde foram recebidos por integrantes da diretoria da empresaparaibana.

As duas instituições manifestaram interesse em colaborações mútuas na pesquisa e transferência de tecnologia voltadas para setores como caprinocultura, ovinocultura, fruticultura, entre outros.

A Embrapa esteve representada pelo chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, pelo analista de Transferência de Tecnologia da mesma unidade, Jorge Luís Farias e pelo chefe-adjunto deComunicação e Negócios da Embrapa Semi-Árido, José Nilton Moreira. Evandro definiu as organizações estaduais de pesquisa agropecuária como "parceiraspreferenciais" e propôs algumas linhas de ação para trabalhos em conjunto com a Emepa. Entre elas, a participação das duas empresas em trabalhos decapacitação continuada para produtores rurais.

"Esse tipo de parceria é que consegue fazer com que a tecnologia chegue ao seu lugar devido: o produtor", afirmou o diretor técnico da Emepa-PB, Jorge Cazé Filho. "É nossa intenção contar cada vez mais com os centros da Embrapa para nossos trabalhos. E que a Emepa seja na Paraíba o que a Embrapa é hoje no Brasil", endossou o diretor administrativo da empresa,Francisco Medeiros.

Na reunião, o pesquisador Wandrick Hauss, assessor da presidência da Emepa-PB, apontou também o interesse na troca de experiências em setorescomo o melhoramento genético de caprinos e ovinos e a tecnologia de alimentos. "Cada uma das empresas pode complementar ações da outra em projetos na Paraíba", disse ele.

Os diretores da Emepa-PB também iniciaram articulações para uma maior presença em feiras e exposições com participação da Embrapa Semi-Árido."Ninguém chega sozinho a lugar algum. Temos instituições afins, é preciso exercitar a parceria", afirmou José Nilton Moreira.

Adilson Nóbrega (MTb 01269JP Ce)Embrapa Caprinos e OvinosContatos:(88) 3112.7503adilson@cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/