29/05/09 |

Logística reversa é uma das saídas para a preservação do meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Logística de reaproveitamento como elemento da política ambiental. Este é o tema da mesa redonda programada para o dia 3 de junho na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O intuito do evento é debater a Logística Reversa, expor exemplos de sucesso, inclusive no agronegócio, a fim de conhecer como as instituições públicas e privadas têm tratado suas "logísticas reversas" perante ao meio ambiente.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e também organizador do evento, Alfredo José Barreto Luiz, a Logística Reversa é uma das ações que podem ser adotadas pelas empresas para assumir uma posição socialmente responsável e ecologicamente correta e que pode trazer benefícios intangíveis, como o reconhecimento da sociedade, e também retornos financeiros e operacionais.

"Conceitualmente, essa ação corresponde ao caminho inverso da logística, ou seja, inicia-se no ponto de consumo dos produtos sendo finalizada no ponto inicial da cadeia de suprimentos", explica.

O principal objetivo da logística reversa é o reaproveitamento e a reciclagem de produtos e materiais, com a reutilização destes na cadeia de valor, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto. "Simples e inteligente, desde que o processo funcione bem", salienta Luiz.

Dia Mundial do Meio Ambiente É comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Programação da mesa redonda

8h15 - Recepção

8h30 - AberturaAlfredo José Barreto Luiz – Embrapa Meio Ambiente

8h45 - Conceito de Cadeia Reversa: pesquisas sobre o tema e interfaces com a questão ambientalMarcius Fabius Henriques de Carvalho – Universidade Paulista – Unip

9h30 - Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias: referência nacionalEngenheiro agrônomo Mário Fujii – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - inPEV

10h15 - O dia-a-dia de uma empresa de reciclagem: Benefícios e problemasNilton José da Silva – Jaguar Entulhos

11h - Política de Tratamento e Disponibilização dos Resíduos no Município de JaguariúnaLuciana Carla Ferreira de Souza – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jaguariúna

11h45 - Debate:Coordenadores da mesa: Alfredo José Barreto Luiz – Embrapa Meio AmbienteErnesto Giglio – Unip

ServiçoVagas gratuitas limitadas a 60 participantes. As inscrições podem ser feitas na Área de Comunicação Empresarial – ACE da Embrapa Meio AmbienteTelefone: [19] 3311-2653Fax: [19] 3311-2640E-mail: sac@cnpma.embrapa.br

Eliana Lima, MTb 22.047Embrapa Meio Ambiente(19) 3311.2748elima@cnpma.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/