31/05/09 |

Nova mandioca Jari tem alto teor de betacaroteno

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na terça-feira(2 ) a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lançarão a mandioca de mesa BRS Jari. Fonte natural de energia, a nova raiz amarela tem maiores teores de betacaroteno (precursor de vitamina A), micronutriente importante para a manutenção da saúde dos olhos. O lançamento da Jari é uma das atividades da III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil (www.cpatc.embrapa.br/biofortbrasil/), que acontece de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju (SE).

A cultivar Jari é resultado do Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, como parte do programa HarvestPlus, que recebe recursos da Fundação Bill e Melinda Gates, Banco do Nordeste, entre outros.

Executado em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro – RJ) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o projeto tem como meta alcançar altos teores de betacaroteno nas raízes, baixos teores de ácido cianídrico e boa qualidade para o consumo fresco no Nordeste brasileiro.

Segundo a pesquisadora Wania Fukuda, responsável pelo projeto, a Jari é uma excelente alternativa para minimizar o déficit de vitamina A em populações carentes, principalmente, em mulheres e crianças. "O alimento cozido conserva melhor as propriedades nutritivas. Por isso investimos numa cultivar de mesa", salienta.

As primeiras variedades geradas pelo programa, BRS Dourada e BRS Gema de Ovo, tinham metade dos teores de carotenóides totais e de betacaroteno presentes na cultivar Jari, que tem cerca de 9 microgramas/grama de betacaroteno nas raízes frescas.

"Com os diversos cruzamentos convencionais realizados, o programa conseguiu elevar em 100%, no período de três anos, os teores de betacaroteno, associados a baixos teores de ácido cianídrico das raízes, o que permite maior retenção e aproveitamento da vitamina A disponível", explica a pesquisadora.

O objetivo do projeto é alcançar 15 microgramas/grama de betacaroteno nas raízes frescas, com boa qualidade para o consumo de mesa e boas características agronômicas.

A massa cozida da Jari apresenta coloração amarelo intenso, ausência de fibras, consistência plástica e tempo de cozimento igual a 25 minutos. As raízes têm características ideais de tamanho e forma para comercialização. "O consumidor prefere aipim com raízes curtas, de 20 a 30 centímetros, com é o caso da Jari", explica Wania Fukuda.

O plantio da Jari deve ser feito no início das chuvas utilizando manivas selecionadas de 20 centímetros de comprimento e o campo deve ser mantido limpo por no mínimo 120 dias após o plantio. A cultivar é recomendada para colheitas entre 10 a 12 meses após o plantio. Com o uso de adubação e irrigação, a colheita pode ser feita a partir dos seis meses de idade. A cultivar foi testada no Recôncavo Baiano (em Cruz das Almas e Santo Amaro/BA), nos Tabuleiros Costeiros de Sergipe (em Umbaúba) e em Pacajus (CE) .

No dia do lançamento, manivas da Jari serão distribuídas aos agricultores presentes na Estação Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Nossa Senhora das Dores (SE). Os demais interessados devem entrar em contato com o pesquisador Hélio Wilson Lemos de Carvalho pelo telefone (79) 4009-1321.

Biofortificação – O lançamento da Jari será um dos destaques da III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil (www.cpatc.embrapa.br/biofortbrasil/) que contará com cerca de 200 pesquisadores e técnicos do Brasil e do exterior. O evento é uma realização da Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com os programas HarvestPlus e AgroSalud e apoio das empresas Monsanto, Pepsico, Nestlé e Haloteck Fadel.

Informações sobre mandioca:

Léa Cunha (DRT-BA 1633). leacunha@cnpmf.embrapa.br

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

75 3312-8076

Informações sobre a III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil

Gislene Alencar (MTb/MG 05653 JP) gislenea@cpatc.embrapa.br Embrapa Tabuleiros Costeiros 79 4009 1381 / 9145-2067

Ivan Marinovic Brscan (Reg. Prof.: 1634/09/58/DF) ivan@cpatc.embrapa.br Embrapa Tabuleiros Costeiros 79 4009-1381 / 9815471

Soraya Pereira (MTB 26165-SP). soraya@ctaa.embrapa.br Embrapa Agroindústria de Alimentos 21 3622 9739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/