02/06/09 |

Pesquisa revela estado nutricional de estudantes em Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisa realizada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com o Núcleo de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Secretaria do Estado da Educação, avaliou o estado nutricional de alunos de escolas estaduais do Assentamento Santana dos Frades, município de Pacatuba, em Sergipe, constatando a ocorrência de grave déficit nutricional. A pesquisa será apresentada na III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil (www.cpatc.embrapa.br/biofortbrasil/) que acontece de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju, SE.

Na pesquisa, foram avaliados 74 escolares de 4 a 18 anos e observou-se que 64% deles apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo da média esperada para a idade. Em relação à estatura, 10% das crianças e 15,9% dos adolescentes estão com baixa estatura. Apenas dois deles estão com excesso de peso.

A mesma pesquisa será feita no Vale do Jequitinhonha (MG) e na cidade de São Luís (MA). Esse trabalho faz parte de um projeto maior que visa o desenvolvimento e a disseminação de cultivares de alimentos básicos com maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno (micronutrientes). No Brasil, o projeto é conhecido como BioFort. Ele é coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) e envolve uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior, tendo como principais apoiadores os programas HarvestPlus e AgroSalud.

As crianças e adolescentes acompanhados pela pesquisa são filhos de agricultores assentados que produzem os próprios alimentos e vivem da comercialização de coco, de tarrafas e do artesanato feito da fibra de taboa e do ouricuri. O baixo poder aquisitivo, aliado à baixa produtividade agrícola, contribuem para o estado de desnutrição observado.

Como se trata de pesquisa que envolve a participação humana no consumo de alimentos, o projeto foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Sergipe. O Comitê avalia se existe algum tipo de risco para o ser humano.

Segundo o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Fernando Curado, "além de caracterizar o estado nutricional dos estudantes, o projeto favorecerá a introdução de alimentos com maiores teores de micronutrientes nas escolas e nos cultivos dos agricultores familiares".

Para isso, estão sendo instaladas Unidades de Demonstração compostas por cultivos de abóbora, batata-doce, feijão, feijão caupi, mandioca e milho com maiores teores de micronutrientes e obtidos pelo melhoramento convencional (cruzamento de variedades da mesma espécie). Essas Unidades tem o objetivo de servir de ponto de apoio para a disseminação das  novas cultivares junto aos produtores rurais cadastrados nas escolas.

Em Sergipe, o projeto conta com o apoio de outras unidades da Embrapa, Universidade Federal de Sergipe (UFS), secretarias de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (IBGE, 2006), Sergipe foi considerado o Estado com o menor índice de insegurança alimentar grave no Nordeste. Porém, dados obtidos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN, 2007) referentes aos beneficiários do Programa Bolsa Família, revelam cerca de 9% de desnutrição, segundo o peso para idade, em crianças de até sete anos.

Biofortificação – Os detalhes dessa pesquisa serão apresentados na III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil. O evento contará com a presença de cerca de 200 pesquisadores e técnicos do Brasil e do exterior. O evento é organizado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Tabuleiros Costeiros, com parceria dos programas HarvestPlus e AgroSalud e apoio das empresas Monsanto, Nestlé, Pepsico e Halotek Fadel.

Outras informações:

Ivan Marinovic Brscan (Reg. Prof.: 1634/09/58/DF) ivan@cpatc.embrapa.br Embrapa Tabuleiros Costeiros 79 4009-1381 / 9815471

Gislene Alencar (MTb/MG 05653 JP) gislenea@cpatc.embrapa.br Embrapa Tabuleiros Costeiros 79 4009 1381 / 9145-2067

Soraya Pereira (MTB 26165-SP). soraya@ctaa.embrapa.br Embrapa Agroindústria de Alimentos 21 3622 9739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/