03/06/09 |

Dia de campo aborda cultivo de girassol em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia realiza na  quinta-feira(4) o Dia de Campo de Girassol no município de Vilhena, Cone Sul do Estado. Voltado a agricultores da região, o evento aborda cultivares e melhoramento genético, comercialização, adubação e demais tratos culturais. Considerado uma boa alternativa para cultivo na safrinha, o girassol ganha espaço nas regiões produtoras de soja do Estado de Rondônia.

De acordo com o pesquisador Vicente de Paulo Godinho, da Embrapa Rondônia, um dos principais cuidados a serem tomados para se obter um bom resultado com o plantio de girassol é o preparo do solo. "É uma planta extremamente exigente quanto à correção de solo", explica o pesquisador. Os níveis de Nitrogênio, Potássio e Boro precisam estar adequados. O Alumínio não é tolerado pela planta.

Outro fator a ser levado em consideração é a chuva. O girassol não tolera excesso de água. Isso faz com que, em Rondônia, a cultura seja uma boa alternativa para a safrinha. Como a colheita da soja termina no período em que as chuvas diminuem nesta região da Amazônia, o girassol pode ser plantado logo em seguida, entre o final de fevereiro e o final de março.

Qualidade do óleo

Uma das principais virtudes do girassol é a qualidade do óleo extraído das sementes, mais saudável para consumo humano do que o óleo de soja, por exemplo. De acordo com o pesquisador José Lopes Ribeiro, da Embrapa Meio-Norte, dentre os óleos vegetais comestíveis, o óleo de girassol é o que apresenta o maior teor percentual de ácidos graxos poliinsaturados, principalmente o ácido linoléico, que evita enfermidades cardiovasculares.

O pesquisador Vicente Godinho aposta no crescimento da demanda pelo saudável óleo de girassol e  acredita que, mesmo hoje, a cultura é uma boa opção para o produtor. "O girassol foi uma das poucas culturas que pagou os custos de produção e deu lucro na última safra", mostra o pesquisador. "O óleo de girassol para consumo humano é de altíssimo valor agregado, basta ver a diferença de preço nos supermercados", completa.

Além do pesquisador Vicente Godinho, integram a equipe de palestrantes do evento os pesquisadores da Embrapa Soja Sérgio Luiz Gonçalves e César de Castro. Gilberto Grano, da Sementes Elianthus e profissionais da empresa Portal S.A. também participam do Dia de Campo de Girassol, que começa às 8h30 no Campo Experimental de Vilhena, da Embrapa Rondônia, localizado às margens da BR 364, km 6.

Daniel Medeiros (SC-02735-JP)Estagiária de jornalismo: Débora HelenaEmbrapa RondôniaContatos:(fax): (69) 3225-9387

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/