05/06/09 |

Congresso de Sistemas Agroflorestais terá visitas técnicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os participantes do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), de 22 a 26 de junho, no Centro de Treinamento Educacional da CNTI, em Luziânia (GO), terão oportunidade de fazer uma visita técnica para conhecer na prática o funcionamento de sistemas agroflorestais. Estão sendo oferecidas três opções de visita: Sítio Frutos da Terra / Sítio Geranium, Sítio Semente / Vitrine Tecnológica da Embrapa ou Sítio Santa Felicidade.

 As visitas ocorrerão na sexta-feira(26) das 8 às 17 horas. A taxa para cobrir os custos é de R$ 25,00 e inclui almoço nos locais visitados. As visitas são restritas aos inscritos no congresso. Os interessados em participar podem reservar suas vagas pelo e-mail cursosevisitas.viicbsaf@emater.df.gov.br.

Havendo disponibilidade de vagas para a ida a um dos sítios, o participante pode fazer a inscrição durante o encontro. Para garantir logo uma vaga, a organização sugere a reserva por correio eletrônico.

Visita 1

Pela manhã, visita ao Sítio Frutos da Terra, com orientação da Massae Watanabe, onde será observada a produção orgânica de hortifrutigranjeiros, integração da produção vegetal com a animal, criação de abelhas sem ferrão, produção convencional e sistemas agroflorestais.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer, no período da tarde, o Sítio Geranium, área de 13 hectares utilizada em atividades de educação ambiental para estudantes e produtores. Com orientação de Marcelino Barberato e Maria Abadia, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre agroecologia e conhecer as áreas de plantio de verduras; produção de mudas nativas; sistemas agroflorestais; preservação de nascente; bioconstruções de banheiro seco e cisterna.

Visita 2

Os participantes conhecerão trabalhos de permacultura no Sítio Semente, localizado no Lago Oeste, a 80 Km do local do congresso. Bioconstrução; sistemas ecológicos de tratamento de esgoto; Sistemas Agroflorestais e criação de pequenos animais serão alguns dos temas apresentados pela manhã. O diferencial da propriedade é a produção em sistemas agroflorestais sobre solo raso, cascalhento, com lençol freático alto sujeito a alagamento na época da chuva e solo extremamente duro na época não chuvosa, demonstrando a viabilidade técnica em condições adversas.

No final da tarde, os participantes irão até a Unidade de Sistemas Agroflorestais na Vitrine Tecnológica da Embrapa, em Brasília – DF, local onde foram cultivadas trinta e seis variedades de vinte espécies diferentes em sistema seqüencial, inspirado na sucessão ecológica natural. A visita voltada à agricultura familiar será acompanhada pelo pesquisador Marcio Silveira Armando, da Embrapa.

Visita 3

A visita ao Sítio Santa Felicidade, a 120 km do local do congresso, permitirá conhecer áreas de produção agroflorestal e experimentos com diferentes consórcios de plantas. O agrônomo Maurício Hoffmann explicará o histórico da propriedade e o processo de transição agroflorestal no sítio.

A propriedade tem atividades agroflorestais com bananal irrigado, a partir de implantação mecanizada, sistemas agrossilvipastoril em sistema Voisin, em instalação, recuperação de áreas degradadas com agroflorestas e que tiveram hortaliças como componentes no início do sistema.

O CBSAF é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – DF) e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais. Inscrições pelo e-mail: cursosevisitas.viicbsaf@emater.df.gov.br

Gustavo Porpino (RN648 JP)

Keroley Monteiro

Estagiária de comunicação da Embrapa Cerrados

Fone: 61 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/