09/06/09 |

Indonésia avalia potencial do Piauí para produção de dendê

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Governo da Indonésia está avaliando as condições do Piauí à  produção de dendê no Estado para incentivar os empresários daquele país a investir na cultura. Na sexta-feira (5), o embaixador da Indonésia no Brasil, Bali Moniaga e o cônsul do país  Paulo Camiz conheceram a unidade de observação com dendê da Embrapa Meio Norte, em Teresina.  O experimento foi instalado em 2005, numa área de meio hectare, e é a primeira unidade de avaliação do produto nas condições do meio norte.

No mesmo dia eles foram recebidos pelo governador Wellington Dias e o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Rubem Martins. Em seguida, o embaixador e o cônsul foram conhecer os perímetros irrigados Platô de Guadalupe, no município de Guadalupe, no sul do Estado e os Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba.

A Indonésia está de olho no mercado produtor brasileiro de dendê por dois motivos estratégicos:  as tecnologias do País em sistemas de produção agrícola e  a distância do Brasil para os Estados Unidos, que é relativamente pequena em relação a outros países.

Segundo o pesquisador Eugênio Emérito, existe hoje uma forte demanda por resultados de pesquisas com o dendê  sob irrigação no Nordeste  devido ao amarelecimento fatal da planta,  que está inviabilizando o cultivo em regiões tradicionais de produção, como a  Amazônia, o que "deixa o Nordeste como uma área de escape".

A resposta da Embrapa Meio Norte às demandas é um projeto de pesquisa, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, sediada em Manaus,  para um estudo do comportamento do dendezeiro sob irrigação nas condições do vale do rio Parnaíba. O projeto está sendo negociado com a Codevasf.

O dendê, de acordo com Eugênio Emérito, é o vegetal  de maior produtividade de óleo por área do mundo. A produção média vão de 4 a 6 toneladas de óleo por hectare. O potencial, segundo o pesquisador, pode alcançar de 8 a 10  toneladas por hectare. Ele informou que a Indonésia é o maior produtor de dendê do mundo, com cerca de 16 milhões de toneladas por ano.

Recentemente, o  dendezeiro conquistou o topo da lista na produção de óleos do mundo, vencendo a soja. O óleo de dendê é aplicado em larga escala nas indústrias alimentícia e química  com grande potencial para o biodiesel. Mais informações com o pesquisador Eugênio Emérito, pelo telefone (86) 3089-9151 ou pelo e-mail emérito@cpamn.embrapa.br.

Fernando Sinimbu  654 MTb/PIContatos:(86) 3089-9118fernandosinimbu@cpamn.embrapa.brEmbrapa Meio Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/