09/06/09 |

Embrapa sinaliza índice de reajuste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Após solicitar o adiamento na semana passada, em função da negociação com o Governo, a Embrapa fez  na terça-feira (9),  na sua Sede, em Brasília (DF), a 4ª reunião do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2009/2010 com o Sinpaf, sindicato que representa os empregados da Instituição de pesquisa.

A Empresa, que tem se mantido aberta ao diálogo, disse que pretende avançar na discussão das cláusulas sociais e sinalizou, em relação às chamadas cláusulas econômicas, que já tem a possibilidade de oferecer 4,5% de reajuste, tanto para os salários, quanto para o auxílio-alimentação (tíquete) e demais benefícios.

Adicional de insalubridade

O pagamento do adicional de insalubridade foi objeto de discussão durante a reunião e uma alternativa foi levantada: um novo valor de referência, que não seria o salário base e nem o salário mínimo. A Embrapa e o Sinpaf ficaram de estudar o assunto e apresentar proposta na próxima reunião, que ocorrerá na quarta-feira (17) .

O presidente da Comissão de Negociação e chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), César Prata, disse que "a Embrapa busca fechar um acordo coletivo que seja bom para a Empresa e para todos os empregados. Para isso, já temos uma sinalização do Governo mais favorável, se compararmos com os últimos 4 anos, quando conseguimos os acordos".

"Além disso, abrimos um caminho para pôr fim ao impasse em relação ao pagamento do adicional de insalubridade, que provocou a greve. A Embrapa espera que os empregados reflitam sobre todas essas questões e aqueles que estão paralisados retornem ao trabalho", completou Prata.

Expediente normal na Sede

A greve decretada pelo Sinpaf entrou na terça-feira(9) no 6º dia, mas, com a adesão de somente 31% dos empregados, de acordo com o levantamento do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

Em 12 Unidades o expediente foi normal: Embrapa Agroenergia, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Florestas, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Embrapa Meio Norte, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Roraima, Embrapa Soja, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Trigo e Embrapa Uva e Vinho.

Na Sede, na Embrapa Café, na Embrapa Informação Tecnológica,  na Embrapa Transferência de Tecnologia e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, apesar do piquete do Sindicato impedir a entrada de veículos, o expediente ocorreu normalmente.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa

Contatos: 34484012/ 34484207

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/