09/06/09 |

Embrapa se prepara para operação Arco Verde

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tudo certo para a operação Arco Verde. Entre os dias 18 e 20 de junho, a Embrapa participa dos primeiros mutirões que serão realizados simultaneamente em três municípios da Amazônia Legal. Alta  Floresta (MT), Marabá (PA) e Porto Velho (RO) estão entre os 43 municípios que apresentaram altos índices de desmatamento nos últimos anos. Nas semanas seguintes, as atividades seguem pelas outras cidades. 

As unidades da Embrapa que atuam nessas localidades já estão preparadas para a mobilização que envolve 13 ministérios, autarquias, empresas públicas, bancos públicos, entre outros. Os mutirões têm como proposta integrar esforços no âmbito federal, estadual e municipal para ajudar esses municípios a saírem da situação de ilegalidade.

Técnicos da Empresa estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre as tecnologias que já são adotadas na região. Serão realizadas palestras e distribuídos folhetos sobre cada uma. Em muitos desses municípios, a Embrapa já desenvolve ações de transferência de tecnologias, a exemplo de instalações de unidades demonstrativas, da realização de dias-de-campo e palestras sobre assuntos como transição agroecológica, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, entre outros. A maioria das atividades são realizadas em parceria com as instituições de assistência técnica e extensão rural, prefeituras, sindicatos rurais e outros atores locais.

Em Mato Grosso estão previstas doze palestras sobre temas como sistemas de produção para a  agricultura familiar; produção de óleos e opção de renda para a agricultura familiar; e sistema integração lavoura-pecuária-floresta. No Pará, os assuntos abordados serão sistemas tipitamba e bragantino; boas práticas agropecuárias e trio da produtividade. Já em Rondônia, os temas serão recuperação de pastagens e sistemas silvipastoris; práticas e manejo da terra; e manejo de rebanhos leiteiros.  Após os mutirões, a empresa dará continuidade a várias ações já programadas a serem definidas posteriormente em função das demandas  locais.

Serão levadas também  para os mutirões as minibibliotecas com produtos de informação em diferentes mídias, contendo informações tecnológicas geradas pela Embrapa e orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade. O  projeto minibibliotecas é desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/