16/06/09 |

Quatro novas cultivares de feijão caupi para MT e MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quatro cultivares de feijão caupi serão lançadas este ano pela Embrapa Meio Norte, ampliando para 17 o número de variedades disponibilizadas para o mercado até o fim deste ano. As cultivares BRS Tumucumaque, BRS Pajeu e BRS Potengi serão indicadas para os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A BRS Cauamé será indicada apenas para o Mato Grosso do Sul.

O lançamento acontecerá durante o II Congresso Nacional de Feijão Caupi e da VII Reunião Nacional de Feijão Caupi, de  24 a 28 de agosto, em Belém, no Pará. A informação é do pesquisador Francisco Freire Filho, coordenador das pesquisas. Segundo ele, as novas cultivares atenderão às exigências dos mercados brasileiro e internacional.

Das quatro cultivares apenas a BRS Pajeu tem o porte semiprostrado. As demais têm porte semiereto. As cultivares BRS Cauamé e BRS Tumucumaque têm ciclo médio de 70 dias e são do tipo comercial branco. Já o ciclo médio da BRS Potengi e da BRS Pajeu é de 75 dias. Elas  estão  classificadas comercialmente como branco e mulato, respectivamente.

A produtividade delas em cultivo de sequeiro é o grande destaque.  No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde foram testadas durante um ano, a BRS Tumucumaque e a BRS Potengi, alcançaram, respectivamente, uma produtividade  média de 1, 1 e 1  tonelada por hectare. O placar produtivo das demais é o seguinte: BRS Cauamé - 843 quilos por hectare e a BRS Potengi  -  979 quilos por hectare.

Nos testes realizados em Teresina, em cultivo irrigado, a BRS Pajeu alcançou a maior marca: 1, 8 tonelada por hectare.  As demais cultivares atingiram uma produtividade média de 1,7 tonelada por hectare. Esses números abrem um caminho para mais investimentos em regime irrigado em todas as regiões produtoras do feijão caupi.

O trabalho de pesquisa com feijão caupi no Estado do Mato Grosso vem sendo ampliado. A Embrapa Meio Norte mantém, na fazenda Horizonte, no município de Primavera do Leste, dois ensaios  de VCUs – Valor de Cultivo e Uso. Cada ensaio tem 20 linhagens. Um é instalado com materiais de porte ereto a semiereto, mais destinado aos produtores tecnificados. O outro é com linhagens semiprostradas, mais indicadas à agricultura familiar.

Uma unidade de observação também esta sendo conduzida pela Embrapa Meio Norte na fazenda Horizonte. No local, segundo o pesquisador Maurisrael Moura, oito linhagens estão sendo validadas. Quatro são de porte ereto e as demais são semiprostradas. Elas são os destaques dos dois ensaios de VCUs.

Mais duas unidades de observação, com as duas melhores linhagens do tipo verde e do tipo fradinho, também  estão sendo validadas. Foram testadas  ainda  20 linhagens de feijão caupi do tipo grande e branco,  com peso médio de 26 gramas. Este tipo é o mais exigido pelo mercado internacional.

Fernando Sinimbu ( 654 MTb/PI)

Contatos(86) 3089-9118

fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br

Embrapa Meio Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/