16/06/09 |

Parceria para manejo da caatinga no Sertão Central

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa e o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, estabelecerão novas ações em parceria para manejo sustentável da caatinga no Sertão Central do Ceará. As primeirasiniciativas foram discutidas na terça-feira (16), em reunião na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE), que contou com a participação de pesquisadores e analistas da unidade e das agrônomas Aparecida Azevedo e Keila Veríssimo, do projeto Dom Helder.

A idéia é de que o PDHC faça até o mês de julho um diagnóstico de quais comunidades rurais e assentamentos do Sertão Central têm interesse emparticipar de projetos de manejo com foco na ovinocultura, caprinocultura, sistema agrossilvipastoril e apicultura.

Posteriormente, a Embrapa atuará em atividades de consultoria para elaboração de projetos de manejo e na capacitação de técnicos e produtores para atuarem como multiplicadores nas comunidades. Esta última etapa acontecerá nos meses de setembro e outubro, sendo um primeiro módulo de treinamento na unidade e o outro como atividade de campo na região.

Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Marco Bonfim, as novas ações abrem boas perspectivas para a formação de multiplicadores quedifundam tecnologias como as do sistema agrossilvipastoril na região.

Bonfim destacou que já há trabalhos realizados em parceria entre Embrapa e o PDHC no Sertão Central, como o do assentamento Boa Vista, em Quixadá,onde as duas instituições desenvolvem projeto de produção de leite de cabra.

Na reunião, Embrapa e PDHC também discutiram a possibilidade de contrato para intensificar as ações de manejo da caatinga na região a partir de 2010. Ainda na manhã desta terça, a pesquisadora da Embrapa Nilzemary Lima da Silva conduziu as representantes do Projeto a uma visita à fazenda Crioula, onde apresentou experiências da Embrapa em sistemas de produção agrossilvipastoril. "É um sistema interessante para se refletir nas comunidades, por promover aproveitamento de madeira, grãos, forragens, comsustentabilidade ambiental", elogiou Aparecida.

Adilson Nóbrega MTb/CE 01269 JPEmbrapa Caprinos e OvinosContatos: (88) 3112.7503adilson@cnpc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/