17/06/09 |

Presidente do FIDA visita a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo F. Nwanze, estará no Brasil entre esta quarta-feira (17) e o domingo (21),  para avaliar o progresso do desenvolvimento rural do País. A  Embrapa Sede e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia serão visitadas na sexta-feira (19), das 15h às 16h30.

De acordo com essa agência da ONU, a produção em pequenas propriedades rurais pode ser a chave para a recuperação das economias latino-americanas após a crise econômica global. "A crise financeira requer medidas a curto prazo, acompanhadas por uma visão de longo prazo, que proteja os trabalhadores rurais mais vulneráveis", disse Nwanze às vésperas de sua visita ao Brasil.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa, Elísio Contini, destaca a política de transferência de tecnologia brasileira, que hoje beneficia países latino-americanos e africanos, como um modelo que possa vir de encontro aos anseios do presidente do FIDA.

Nwanze enxerga um grande potencial inexplorado nas populações rurais da América Latina e Caribe. Mas, afirma que os agricultores precisam de recursos, como fertilizantes, sementes e equipamentos, além de apoio financeiro, conhecimento e acesso aos mercados locais e internacionais.

O percurso de Nwanze no Brasil inclui, ainda, os ministérios do  Planejamento, Orçamento e Gestão e do  Desenvolvimento Agrário, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a  Comissão Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), criada há cinco anos com apoio financeiro do FIDA.

A visita à Embrapa poderá ser acompanhada pela imprensa

Mônica Silveira (682/05/34/DRT-DF)Contatos: (61) 3448-4015monica.silveira@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/