19/06/09 |

Tecnologias sustentáveis no Mutirão Arco Verde – Terra Legal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa participa na sexta-feira(19) do lançamento do Mutirão Arco Verde – Terra Legal, que contará com  a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Porto Velho (RO). A cerimônia acontece também, simultaneamente, em Alta Floresta (MT), com a presença do presidente da república, e em Marabá (PA).

A iniciativa é um esforço integrado de 13 ministérios, autarquias, empresas públicas e governos estaduais e municipais para legalizar as atividades econômicas nos 43 municípios com altos índices de desmatamento na Amazônia Legal e propor alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

A Embrapa Rondônia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se junta às demais instituições na oferta de tecnologias.  "O mote da operação é a mudança do modelo de desenvolvimento na Amazônia, do predatório para o sustentável", explica Márcio Armando, , gestor da Agenda de Transferência de Tecnologia da Região Norte.

Para isso, uma das alternativas propostas pela Embrapa é a recuperação de pastagens degradadas. Estima-se que 40% da área de pastagem no Estado de Rondônia se enquadre em algum estágio de degradação. Em muitos casos, as terras que não apresentam mais capacidade para produção de pastagem são abandonadas e novas áreas de floresta são abertas, dando continuidade ao ciclo insustentável.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia Claudio Townsend, doutor em manejo e utilização de pastagens, as estratégias de recuperação de pastagens degradadas vão desde o ajuste no manejo até sistemas de cultivos com lavouras e árvores.Esta última alternativa é estudada por diferentes unidades Embrapa em todo o País.

É o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que possibilita não só a recuperação de áreas degradadas, como garante ao produtor diferentes fontes de renda. A lavoura é uma alternativa para custear em curto espaço de tempo a correção do solo, por exemplo. Árvores em pastagens garantem conforto aos animais e são fontes de energia e madeira para uso na propriedade ou para comercialização.

Palestras e exposição

As diferentes tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por outras instituições serão apresentadas nos dias 19 e 20 de junho, na Escola Estadual Marcelo Cândia, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho, capital de Rondônia. Além da apresentação de tecnologias, o mutirão também oferece serviços de regularização fundiária, regularização de licenciamento ambiental, emissão de documentos pessoais, atendimento previdenciário e de saúde.

Durante a abertura do evento, prevista para às 9h, a Prefeitura Municipal de Porto Velho recebe da Embrapa uma minibiblioteca, com produtos de informação em diferentes mídias. São 108 publicações impressas, 40 programas de rádio "Prosa Rural" e 37 programas "Dia de Campo na TV", ambos produzidos pela Embrapa em diferentes regiões do Brasil. O projeto minibiblioteca é desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Daniel Medeiros (SC-02735-JP)Estagiária de jornalismo: Débora HelenaEmbrapa RondôniaContatos(fax): (69) 3225-9387

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/