19/06/09 |

Congresso de Sistemas Agroflorestais terá ampla programação cultural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ciência e cultura estão juntas na programação do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (VII CBSAF), de 22 a 26 de junho, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO). O lançamento do filme "Agrofloresta é Mesa Farta e Vida Nova", produção brasileira dirigida por Laudenice Oliveira, é um dos destaques da programação cultural do evento científico.

O curta-metragem, de 17 minutos, será exibido no dia 23 às 20h. A Mostra de Filmes do VII CBSAF, aberta a congressistas, acontece de 23 a 25 de junho, no local do evento, a partir das 20h.

No primeiro dia, também estão na programação da Mostra de Filmes outras duas produções brasileiras com temáticas relacionadas à relação do homem com o meio ambiente. O documentário "Zugzwang: Bioenergia", dirigido por Duto Sperry, trata da crise das energias fósseis, busca pela sustentabilidade e contribuição das bioenergias para o futuro do planeta.

Já em "Manejo da Caatinga", filme de 25 minutos dirigido por Eduardo Homem, os personagens Dona Francisca e Seu Irapuã apresentam a enorme riqueza da Caatinga e como viabilizar a convivência com o semi-árido. As três exibições acontecem no auditório Castanheira.

Ainda na primeira noite da Mostra de Filmes, no Auditório Baru, os congressistas poderão assistir o curta "Caburé, Esteiras de Areia", produção de 2003 dirigida por Antonio Neto Borges, e  "Nesse Chão Tudo Dá", vídeo de 30 minutos dirigido por Felipe Pasini. O filme de Borges apresenta um pequeno povoado às margens do Rio Preguiças, no Nordeste do Brasil. Ao final da estação chuvosa, o sinal da partida. Homens, mulheres e crianças descerão o rio até o mar, perdidos entre a areia de dunas e árvores de mangu. Em "Nesse Chão Tudo Dá", o trabalho e pensamento do agricultor e pesquisador Ernst Götsch é apresentado, assim como de outros agricultores da Bahia influenciados por seu modo de praticar a agrofloresta.

O segundo dia da Mostra de Filmes, quarta (24), terá três vídeos. "Juventude e Agroecologia – Construindo um Futuro Diferente", filme de 2006 dirigida por Laudenice Oliveira, é uma produção de jovens rurais do Agreste, Sertão e Mata Sul de Pernambuco. O documentário expressa as diversas dimensões da agroecologia vivenciadas pela juventude do meio rural pernambucano.

O documentário "Roça Crua", de May Waddington (2004), apresenta o movimento social e político das Quebradeiras de Coco do Maranhão. Já no Auditório Baru, o segundo dia da Mostra exibe "Jaglavak, Príncipe dos Insetos", produção francesa de 2006, dirigida por Jeróme Raynaud. Quando a aldeia Mofu é invadida por cupins, só resta uma saída: pedir ajuda a Jaglavak.

A Mostra de Filmes é encerrada no dia 25 (quinta) com mais quatro vídeos. No Auditório Castanheira, serão exibidos "Testemunhas do Clima", um curta produzido pela WWF-Brasil e GW Comunicação, e "Mulheres e Agroecologia: Renovando a Vida no Semi-Árido", de Laudenice Oliveira (2007).

O documentário da WWF e GW relata a história de Marlene Rêgo Rocha, moradora do Igarapé do Costa, Pará, comunidade localizada na várzea amazônica que já tem sentido alterações climáticas causadas pelo aquecimento global. O outro vídeo mostra mulheres que transformaram suas vidas acreditando na agrofloresta.

Também no dia 25, no Auditório Baru, serão projetados os filmes "ACEVAM – Desenvolvimento Sustentável e Agrofloresta", de Ademir Milo Motta da Silva, e "A Gente Luta mas come fruta", de Bebito Piyãko Ashaninka e Isaac Piyãko Ashaninka (Brasil, 2006, 40 minutos). A experiência de desenvolvimento sustentável por um grupo de agricultores, membros da Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba (ACEVAM), município de Praia Grande (SC), é apresentada no filme de Ademir.

O vídeo da dupla Piyãko mostra o manejo agroflorestal realizado pelos índios Ashaninka nas margens do rio Amônia, no Acre. Os indígenas apresentam como estão trabalhando para recuperar os recursos da terra, muito explorada pelos brancos.

Para acompanhar a programação completa e as notícias sobre o VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais basta acessar  www.embrapa.br/viicbsaf. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) e a organização não-governamental Mutirão Agroflorestal. A Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) apóia o Congresso.

Programação de shows musicais

A programação cultural do VII CBSAF é completada pela apresentação de músicos e manifestações artísticas.

Palco Aberto

Todos os dias, das 13h15 às 14h, o palco acolherá a expressão artística dos congressistas que quiserem mostrar sua arte.

Sarau

Na noite do dia 25/06 os congressistas poderão mostrar seus talentos em um Sarau.

Dia 22/06- Roberto Corrêa e Badia Medeiros (21h)Dia 23/06 - Trio Vital (21h)Dia 24/06 - Dona Gracinha da Safona (21h) e  Banda Pé de Cerrado (22h)Dia 25/06 - Mestre Zé do Pife e as Juvelinas (18h30)

 

Gustavo Porpino (RN648 JP)Embrapa CerradosContato: 61 3388 9945gporpino@cpac.embrapa.brCom informações de Helena Maltez

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/