19/06/09 |

Alunos da Escola Família Agrícola do Pacuí fazem estágio na Embrapa Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A produção de adubo orgânico, produção de mudas, análise de solos e de alimentos são temas de cursos ministrados na Embrapa Amapá,unidade da Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no mês de junho, para os alunos concluintes da Escola Família Agrícola do Pacuí, localizada  no distrito de São Joaquim do Pacuí, município de Macapá.

A turma é formada de 11 jovens que  estarão aptos  a atuar como técnicos agropecuários em diversas áreas produtivas de intituições públicas, privadas e do terceiro setor. São jovens residentes em comunidades próximas à Escola do Pacuí, de famílias de agricultores de Laranjal de Jari e um de Almeirim, município do Pará.

Como parte da programação, no período de 17 a 19 de junho, eles fazem um curso de avaliação qualitativa de alimentos, com aulas teóricas e práticas, ministrado pela pesquisadora Valéria Bezerra. Após receberem a apostila sobre metodologias para avaliação físico-química, os estudantes passaram a receber orientação prática no laboratório de alimentos da Embrapa.

No ambiente de aprendizado científico eles têm contado com equipamentos e conhecem os procedimentos de como manusear para obter oteor de gordura, de açúcar, de proteínas e o PH (acidez) e outras variáveis de frutos como banana e acerola. "Estamos analisando bananas quesão cultivares selecionadas do nosso Campo Experimental de Fazendinha.

É um exercício importante porque complementa a avaliação produtiva dos frutos no campo, ao fazermos a análise de valores nutricionais dos alimentos na fase de pós-colheita", explicou a pesquisadora.

A estudante Sueli Rego Costa, 23, faz parte da turma. Residente em Laranjal do Jari, ela diz que tem a expectativa de aprimorar seus conhecimentos durante este estágio. "É um mês inteiro aprendendo com ospesquisadores de diversas áreas, eu procuro aproveitar cada minuto esta chance de exercício prático, aprendendo a usar os equipamentos da Embrapa e tirando dúvidas no dia-a-dia", afirmou a aluna, aplicada no uso do refratômetro, aparelho que serve para observar o teor de açúcar na matériaseca dos alimentos.

Ela também dedicou atenção ao curso de compostagem e produção de mudas, ministrado pelo pesquisadores Marcelino Guedes e Nagib Jorge Melém Junior. "Os alunos auxiliaram na montagem do experimento de avaliação de compostos (caroço de açaí  e casca de pinus) na produção de mudas de açaí de terra firme, coletadas em áreas de plantio no município de Porto Grande", disse Nagib Melém Junior.

Até o dia 30 deste mês, a programação consta de palestras e cursos abordando temas voltados apráticas agropecuárias e agroextrativistas no Amapá, como o manejo em pecuária de corte, economica e ecologia, biocombustíveis, compostagem eprodução de mudas, sistemas agroflorestais, nutrição e alimentação de peixes, qualidade da água para aquicultura, conservação de alimentos e recursos genéticos no melhoramento de plantas.

Dulcivânia Freitas (DRT/PB 1.063)Contatos:(96) 4009-9511dulcivania@cpafap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/