19/06/09 |

Feicorte 2009 conta com participação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2009) sediou nesta Sexta-feira (19), uma reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Durante o encontro que ocorreu no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo-SP foram abordadas questões para a evolução do mercado agropecuário brasileiro, suas tendências, necessidades, oportunidades, papel dos órgãos públicos e privados, dentre outros temas.

A comissão, representada por 40 membros, entre eles a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Rafael Alves, representando o presidente da Empresa, Silvio Crestana, na audiência pública convidado pela Comissão de Agricultura e a coordenadora de articulação política da Assessoria de Relações Nacionais.

A expansão da pecuária de corte e os desafios de sustentabilidade da atividade na Amazônia Legal foi um dos assuntos levantados e foco de diversas discussões. Tendo em vista que o Brasil é detentor de um dos maiores rebanhos do mundo ocupando o segundo lugar em produção e primeiro em exportação, o assunto requer os devidos debates e reflexões.

Obviamente que a expansão é explicada pelo aumento da contribuição da Amazônia nas exportações impulsionada pela demanda do mercado externo por carne bovina brasileira. Entretanto, a preocupação da sociedade quanto à sustentabilidade da atividade está relacionada à influência da pecuária sobre o meio ambiente. Temores como desmatamento desordenado e acelerado, perda da biodiversidade, erosão, comprometimentos dos recursos hídricos pelo assoreamento, irrigação sem controle, contaminação dos mananciais são apontados pelos especialistas.

A Embrapa entende a relevância do debate e de acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves, a Empresa pode contribuir e já faz isso, efetivamente, com a geração de tecnologias que colaborem com recuperação de áreas degradadas, como o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (SILP) e o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). "Se recuperarmos os milhões de áreas degradadas existentes no Brasil não haveria necessidade de abrir novas áreas. Recuperar um hectare de área degradada é mais viável do que derrubar um hectare de floresta", pondera Rafael.

A Feicorte 2009 acontece até sábado (20), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)Embrapa Gado de CorteContato: (67) 3368-2144 - dalizia@cnpgc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/